Abriram as inscrições para se votar antecipadamente nas legislativas - mas ainda não para todos. Veja o calendário

27 dez 2021, 19:32
Voto
Voto

Eleições estão marcadas para 30 de janeiro. Devido à pandemia, é possível votar antecipadamente

PUB

As inscrições para a votação antecipada para as próximas eleições legislativas de 30 de janeiro já estão abertas. De acordo com as informações disponibilizadas nos sites do Ministério da Administração Interna (MAI) e da Comissão Nacional de Eleições (CNE), as pessoas internadas em estabelecimentos hospitalares e os presos não privados de direitos políticos podem inscrever-se para a modalidade, quer na plataforma criada para o efeito (clique AQUI), quer por via postal. Podem fazê-lo a partir desta segunda-feira e até 10 de janeiro.

A recolha dos votos destes eleitores vai decorrer entre os décimo terceiro e décimo dias antes das eleições, ou seja, dos dias 17 a 20 de janeiro. Para os eleitores em mobilidade, o período de inscrição começa a 16 de janeiro e estende-se até dia 20 desse mês. A votação decorrerá no sétimo dia anterior à eleição - neste caso a 23 de janeiro. Para as pessoas que estejam a cumprir confinamento obrigatório e não se possam deslocar aos locais de voto, e também para os que residem em lares ou similares, as inscrições estão abertas de 20 a 23 de janeiro. A recolha dos votos acontece a 25 e 26 de janeiro. Todas estas inscrições podem ser feitas AQUI a partir das datas respetivas.

PUB
PUB
PUB
PUB

De acordo com o MAI, para a inscrição para quem estará em confinamento pode também ser feita na “freguesia correspondente à morada do recenseamento por quem, mediante exibição de procuração simples, acompanhada de cópia do documento de identificação civil do requerente, represente o eleitor”.

Por seu turno, os eleitores deslocados no estrangeiro mas recenseados em território nacional, devem exercer o seu direito de voto entre os dias 18 e 20 de janeiro.

Relacionados

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Poder

Mais Poder

Patrocinados