Os telemóveis do futuro

Redação , PGM
31 dez 2009, 12:13
Nokia 888

Maleáveis, multifuncionais e praticamente «os nossos melhores amigos»

Lembra-se de como eram os primeiros telemóveis, quando chegaram a Portugal? Grandes, pesados, lentos e básicos. Já viu o quanto evoluíram em tão poucos anos? E já imaginou como serão os telemóveis daqui a outros tantos? Nós mostramos-lhe os telemóveis do futuro.

A Intel desenvolveu um conceito inovador, que pode ser a sua realidade daqui a alguns anos.



Mas não é a única. A Nokia desenvolveu o conceito Morph e publicou também um vídeo onde mostra algumas das possibilidades das nanotecnologias no futuro.



Mas o mais provável é que o Nokia 888 chegue antes de poder fazer tudo isto. Num futuro mais próximo, os telemóveis vão ser assim: maleáveis e cheios de funções.

Este modelo foi criado por um desenhador turco de 23 anos e é um concept phone
que assenta na portabilidade. Pode ser usado como uma pulseira, dobrado, encolhido, enrolado ou ou pendurado nas calças como um clip. O 888 muda de forma consoante a utilização que lhe dão. Pode ser programado para mudar de forma quando receber uma chamada ou sempre que receber uma mensagem. Conta com um sistema de reconhecimento de voz, ecrã táctil, e um invólucro sensível que reage ao meio ambiente.

Clique para ver as fotos dos telemóveis do futuro planeados pela Nokia




Mas há outros conceitos em desenvolvimento, que podem muito bem tornar-se realidade em breve. Alguns até bem mais perto. Por exemplo, um investigador do Instituto de Telecomunicações de Portugal está a preparar uma forma de os telemóveis se poderem ajudar entre si em caso de bateria ou rede fracas.

Os proprietários dos telemóveis não precisam de se conhecer e os aparelhos nem precisam de ser da mesma rede ou marca, para que aquele que tem mais rede ou bateria transmita energia ou sinal ao que estiver mais «enfraquecido», para que este consiga efectuar uma chamada, por exemplo.

Economia

Mais Economia

Mais Lidas

Patrocinados