Sporting vence prémio internacional pelo futebol de formação

7 set 2021, 11:28
Academia de Alcochete

Clube distinguido pela Associação Europeia de Clubes

O Sporting venceu o prémio de futebol de formação 2021 da Associação Europeia de Clubes, anunciou esta terça-feira a ECA.

O prémio foi entregue ao diretor do futebol de formação, Tomaz Morais, que esteve presente a assembleia-geral da ECA, realizada em Genebra, em representação do clube leonino, juntamente com o vice-presidente Francisco Salgado Zenha.

O Sporting estava nomeado juntamente com Valência (Espanha), Ludogorets (Bulgária) e Aberdeen (Escócia) para um galardão que começou a ser atribuído em 2010 e foi retomado este ano, após uma interrupção de três anos.

O triunfo do projeto de formação do Sporting decorreu da criação do Modelo Centrado no Jogador (MCJ), que foi implementando em todos os escalões jovens leoninos e tem como objectivo o desenvolvimento do jogador a 360 graus, através da introdução de uma abordagem multidisciplinar e integrando áreas como a técnica, a táctica, a científica ou a tecnológica, como um todo.

A meta final é a identificação de jogadores com o perfil Sporting, a criação de planos de desenvolvimento individual que incluam as várias vertentes integradas e ainda a criação de um programa pedagógico e educacional que incentive a carreira dual: conjugando a evolução desportiva com o progresso nas habilitações académicas.

«O Modelo Centrado no Jogador é uma abordagem holística e científica aos nossos jogadores e equipas. Temos muitas áreas a realizar um fantástico trabalho. Queremos que os jogadores tenham boa educação, carácter, valores, disciplina, compromisso. Isso é muito importante para nós. Para o Sporting, a atitude é a qualidade mais importante dos jogadores​​», referiu o diretor Tomaz Morais.

«Onze jogadores da formação ganharam o campeonato com a equipa principal. Não tenho palavras, foi um sonho para nós. Vencemos o campeonato com os nossos jogadores da formação dentro da equipa. Foi muito importante para todos nós na Academia. Foi um momento muito especial e provámos o valor do Modelo Centrado no J​ogador.»

Tiago Tomás foi um desses onze jogadores da formação que foram campeões nacionais pela equipa principal, tendo também ele falado à ECA do sucesso do modelo leonino.

«O melhor conselho que posso dar é o que eu próprio fiz. Sempre acreditei em mim, na minha qualidade. Estive sempre disponível para ouvir o feedback que me estavam a dar. Isso é muito importante, assim como acreditar em mim próprio.»

Os prémios da ECA pretendem «promover e recompensar os grandes feitos dos clubes membros que podem servir como inspiração para a comunidade do futebol», explicou a associação, em comunicado, no momento da divulgação dos nomeados, em 30 de agosto.

Em 2017, o Sporting já tinha sido premiado pela ECA com o prémio de clube de futebol feminino do ano. O Sp. Braga também já foi galardoado pela ECA, em 2011, com o prémio de evolução desportiva, enquanto o FC Porto ganhou, em 2010, o prémio de sustentabilidade ambiental do Estádio do Dragão.

Relacionados

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados