Trump recorda bombas de Hiroshima e Nagasaki para defender "imunidade total" dos presidentes

Agência Lusa , BCE
21 jan, 15:33
Donald Trump (EPA/MICHAEL REYNOLDS)

Donald Trump Trump dá o exemplo das bombas atómicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki para mostrar como os presidentes devem ter "imunidade total e absoluta"

O pré-candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano Donald Trump defendeu que os presidentes do país têm "imunidade total", exemplificando com as bombas atómicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

"Harry Truman não o teria feito, se pensarmos em Hiroshima. Não foi exatamente uma boa ação, mas acabou com a Segunda Guerra Mundial, não foi? Nagasaki, ele não o teria feito porque teria dito 'não quero fazê-lo porque os meus rivais vão impugnar-me'", argumentou durante um comício de campanha em Manchester, New Hampshire.

"É preciso dar imunidade total e absoluta aos presidentes", afirmou.

Recorde-se que a bomba atómica matou cerca de 150.000 pessoas só em Hiroshima.

Num longo discurso de 90 minutos, Trump também defendeu os manifestantes que invadiram o Capitólio em 6 de janeiro de 2021 e destacou o trabalho do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. "É bom ter um homem forte a governar aquele país", disse.

Trump está a ser processado pelas suas tentativas de subverter os resultados das eleições de 2020, quando não conseguiu ganhar a reeleição numa corrida contra o atual Presidente Joe Biden. Também está a ser investigado por possíveis fraudes com suas empresas.

Relacionados

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados