Cinco candidatos para duas cadeiras vagas

24 jun 2014, 10:52
Japão vs Grécia (Lusa)

São oito seleções em campo e sete ainda com palavras para dizer nestes Grupos C e D. Duas delas ainda têm o primeiro lugar para manter

Itália-Uruguai, 17h, RTP 1
Costa Rica-Inglaterra, 17h, Sport TV 2
Japão-Colômbia, 21h, RTP 1
Grécia-Costa do Marfim, 21h, Sport TV 2


Acompanhe todos os jogos AO VIVO


Esta terça-feira é dia de decisões dos Grupos C e D, do conjunto dos quais já resultaram o apuramento de duas seleções, mas onde os primeiros lugares não ficaram ainda definidos. Para as duas vagas em aberto (no total dos dois agrupamentos) para os oitavos de final deste Campeonato do Mundo vão estar hoje na luta cinco seleções.

No final do dia saber-se-á quem passará em primeiro e em segundo lugar e com quem irá jogar nos oitavos. As duas certezas no arranque desta terça-feira é que os quatro apurados vão cruzar-se na próxima fase do Mundial e que, entre sete equipas com uma palavra ainda a dizer por hoje, não consta a Inglaterra – única seleção com a eliminação já garantida no conjunto dos dois agrupamentos.

Confira o calendário
do Mundial.

Costa Rica-Inglaterra (Grupo D), 17h (Sport TV 2)
Estádio do Mineirão, Belo Horizonte
Árbitro: Djamel Haimoudi (Argélia)


A já apurada Costa Rica que venceu Uruguai e Itália defronta a já eliminada Inglaterra. Se os ingleses jogam pelo orgulho de fazerem os primeiros pontos no Mundial, os costa-riquenhos também vão querer rebater as suspeitas de que se dizem alvo depois de sete dos seus jogadores terem sido chamados para fazerem controlo antidopng a seguir à vitória sobre a Itália.

Líder isolada do Grupo D, a Costa Rica até garante o primeiro lugar com uma derrota, sendo que essa hipótese depende do resultado entre Itália e Uruguai. Os costa-riquenhos podem perder com Inglaterra se diferença de golos nessa derrota somada à diferença de uma vitória italiana não passar os três golos; ou podem perder se a diferença de golos nessa derrota somada à diferença de golos de uma vitória uruguaia não passar os quatro golos.

Atenção a:


Christián Gamboa:
Ao lado dos dois ou três jogadores mais conhecidos da Costa Rica, Gamboa é considerado o jogador com mais potencial dos centro-americanos, com o resto do Mundial para o confirmar. O lateral direito dá muita profundidade ao seu corredor com imensa velocidade, mas começa por marcar o seu jogo pela forma forte como defende o seu flanco sendo muito difícil ultrapassá-lo.

Frank Lampard:
Steven Gerrard irá ficar no banco e Frank Lampard será titular no derradeiro jogo da Inglaterra do Mundial 2014 envergando a braçadeira de capitão. Quando se fala das despedidas de vários jogadores que fizeram a história do futebol inglês dos últimos anos, Lampard entrará neste encontro como o ponto de apoio de uma equipa que jogou bem, mas não conseguiu ainda vencer. 

Histórico:   Costa Rica e Inglaterra nunca se defrontaram.   

Equipas prováveis:

Costa Rica: Navas, Umaña, Duarte, González, Gamboa, Díaz, Borges, Tejeda, Ruíz, Campbell e Bolaños.

Inglaterra: Hart, Jones, Smalling, Cahill, Shaw, Wilshere, Lampard, Milner, Barkley, Lallana e Rooney.

Itália-Uruguai (Grupo D), 17h (RTP 1)
Estádio das Dunas, Natal
Árbitro: Marco Rodríguez (México)


Naquele que será provavelmente o jogo mais esperado deste dia 13 do Mundial, Itália e Uruguai e vão decidir entre si quem agarrará a segunda cadeira de apuramento vaga no Grupo D. Cada lado tem neste momento um jogador em dúvida: De Rossi na Itália e Lugano no Uruguai. O resultado é imprevisível e essa é mais uma razão para seguir um agrupamento que tem tido dos melhores jogos deste Mundial.

À Itália basta um empate para passar aos oitavos de final enquanto o Uruguai tenha sempre de vencer este jogo para continuar em prova. A explicação está na atual diferença entre golos marcados e sofridos, que é favorável aos europeus. A seleção que ganhar esta batalha pode também chegar ao primeiro lugar estando dependente do que faz Costa Rica – como se viu acima.

Atenção a:

Edinson Cavani: Fez o Uruguai arrancar a vencer neste Mundial, apesar de, nesse jogo de estreia, a Costa Rica ter acabado por vencer. Na exibição de gala de Luiz Suárez com a Inglaterra, Cavani fez o cruzamento perfeito para o primeiro golo do colega de seleção. Rápido a decidir e a executar, jogador de grande classe, é também uma das amiores esperanças Uruguai frente a adversário tão difícil.

Ciro Immobile. A pressão sobre Cesare Prandelli para dar a titularidade ao melhor marcador da liga italiana é cada vez maior e pode já acontecer neste jogo. Apesar de bastar um empate à Itália, a mobilidade e velocidade de Immobile para surgir nas costas da defesa uruguai pode ser decisiva para as aspirações italianas.

Histórico: Itália e Uruguai já se defrontaram oito vezes e há duas vitórias para cada lado. Em Mundiais, os encontros foram dois com um empate e um triunfo para os italianos. Na última vez que as duas seleções se enfrentaram (em 2013, na Taça das Confederações) houve mais um empate.

Equipas prováveis:

Itália: Buffon, Darmian, Barzagli, Chiellini, Abate, Thiago Motta, De Rossi, Pirlo, Marchisio, Immobile e Balotelli.

Uruguai: Muslera, Cáceres, Gímenez, Godín, A. Pereira, González, Arévalo, Lodeiro, C. Rodríguez, Cavani e Luiz Suárez.

Japão-Colômbia (Grupo C), 21h (RTP 1)
Arena Pantanal, Cuiabá
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)


A Colômbia garante o primeiro lugar neste Grupo C até mesmo com uma derrota, se a diferença de golos da sua derrota somada à diferença de golos de uma vitória da Costa do Marfim não for superior a quatro golos. Os sul-americanos estão por isso muito à vontade e o selecionador José Pekerman estará por isso à vontade para poupar jogadores como Carlos Shánchez (a um cartão da suspensão) e o defesa Mario Yepes por questão de poupanças físicas.

O Japão precisa de ganhar à Colômbia e que Costa do Marfim perca, pois se os africanos empatarem, os nipónicos não só têm de vencer, como têm de fazê-lo por dois golos de diferença. Alberto Zaccheroni deverá, assim, incluir no onze Kagawa e Endo.

Atenção a:

Yasuhito Endo: A experiência nestes jogos é mais do necessária e o médio distribuidor de jogo de 34 anos pode ser o motor para a difícil missão que os japoneses têm pela frente. A sua facilidade de remate pode ser outras das armas que os nipónicos trarão para o jogo.

Juan Quintero: Foi suplente não utilizado no primeiro jogo da Colômbia. Saiu do banco no segundo encontro para um golo decisivo para o apuramento logo aí conseguido. Está será uma excelente oportunidade para ter mais minutos e dar mais provas a Pekerman para a sua futura titularidade neste Mundial.

Histórico: Colômbia e Japão defrontaram-se duas vezes: há uma vitória para os sul-americanos e um empate. 

Equipas prováveis:

Japão: Kawashima, Uchida, Yoshida, Konno, Nagatomo, Yamaguchi, Endo, Okubo, Honda, Kagawa e Osako.

Colômbia: Ospina, Zúñiga, Árias, Zapata, Armero, Sánchez, Aguilar, Cuadrado, James, Quintero e Gutiérrez.

Grécia-Costa do Marfim (grupo C), 21h, (Sport TV 2)
Estádio Castelão, Fortaleza
Árbitro: Carlos Vera (Equador)


Nas contas deste jogo, a Costa do Marfim passa em segundo se empatar e se o Japão não ganhar por mais de 1-0, como se viu. Assim como ainda pode ser primeira classificada, como também já se explicou em relação ao que precisa que a Colômbia sofra. Zokora não pode jogar por amarelos em dois jogos.

No último lugar do grupo, a Grécia precisa de ganhar à Costa do Marfim por dois golos. Mas se o Japão também ganhar à Colômbia, a vitória grega tem de ser por pelo menos dois golos a mais do que o triunfo japonês. Fernando santos vai ter de compensar a ausência de Katsouranis, expulso, no último jogo.

Atenção a:

Yaya Touré: está entre os jogadores mais apetecidos no mundo por qualquer equipa. A forma como enche o campo de uma ponta à outra, como joga e faz jogar são tudo aquilo de que a Costa do Marfim para confirmar que só depende mesmo de si para seguir para os oitavos de final.

Giorgios Karagounis: O milagre de que a Grécia precisa para se apurar terá de ter a participação de Karagounis, o jogador mais experiente desta seleção e que sabe mais do que qualquer grego o que é conseguir o impossível. Terá de jogar entre a calma dominadora da ansiedade e a mestria no passe que fará jogar a equipa.

Histórico: Nunca se defrontaram.

Equipas prováveis:

Grécia: Karnezis, Torosidis, Manolas, Sokratis, Holebas, Salpingidis, Maniatis, Karagounis, Kone, Gekas e Samaras.

Costa do Marfim: Barry, Boka, Bamba, Kolo Touré, Aurier, Yaya Touré, Serey Die, Tioté, Gervinho, Kalou e Drogba.

As classificações de todos os grupos e os critérios de desempate.

Patrocinados