Cai neve no Norte do país: veja as imagens

23 fev, 08:16
Uma manhã fria e branca. Caiu neve em Vila Pouca de Aguiar (Lusa/PEDRO SARMENTO COSTA)

 

 

 

 

IPMA colocou dez distritos sob aviso amarelo até às 09:00 de sábado por causa da queda de neve

A depressão Louis já chegou a Portugal e com ela trouxe neve ao Norte do país. De acordo com o IPMA, era esperada a "ocorrência de neve acima de 800 metros nas regiões Norte e Centro a partir do final da tarde de dia 22" e foi o que aconteceu, pelo menos em Trás-os-Montes e no Minho.

Vídeos divulgados pela página de Facebook da Meteo Trás os Montes mostram a Serra da Padrela, no Alto Tâmega e Barroso, pintada de branco depois de um forte nevão na região.

Na mesma região, mas em Padornelos, Montalegre, a "nevada do ano" fez o que o IPMA alertava que poderia acontecer: "alguns locais poderão ter acumulação de neve significativa".

Já na Senhora da Serra, em Bragança - um dos distritos em aviso amarelo por causa da neve -, esta sexta-feira de manhã a neve continuava a cair com intensidade, como mostra um vídeo divulgado pela mesma página.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 09:00 de sábado, devido à previsão de queda de neve acima dos 800 metros, com acumulação acima de 1000 metros.

O aviso passa para laranja entre as 18:00 desta sexta-feira e as 09:00 de sábado nos distritos de Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Guarda e Castelo Branco, prologando-se nestes dois últimos até às 18:00.

Até ao fim de semana, o IPMA prevê períodos de chuva, que pode ser forte, descida das temperaturas, agitação marítima e vento forte devido à passagem de uma superfície frontal fria.

No comunicado, o instituto adianta que esta mudança do estado do tempo “está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias”.

Relacionados

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados