De temperaturas acima da média para "abaixo do normal": depressão Louis traz frio, chuva e ondas gigantes

Agência Lusa , AM
22 fev, 07:26
Agitação marítima (Lusa)

IPMA eleva para vermelho aviso de agitação marítima para sete distritos na sexta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê pelo menos até ao fim de semana períodos de chuva, que pode ser forte, descida das temperaturas, agitação marítima e vento forte devido à passagem de uma superfície frontal fria.

"A passagem de uma superfície frontal fria pelo território do continente de forma rápida, trará chuva à região Norte, estendendo-se gradualmente às restantes regiões. O pós-frontal, ao qual está associado uma massa de ar frio, irá originar uma acentuada descida dos valores de temperatura e, por conseguinte, a ocorrência de neve acima de 800 metros nas regiões Norte e Centro a partir do final da tarde de dia 22", lê-se no comunicado do IPMA, que acrescenta que com a descida das temperaturas prevista para dia 23, os valores "irão ficar ligeiramente abaixo do normal".

Em comunicado, o IPMA adianta que esta mudança do estado do tempo “está associada ao enfraquecimento de um anticiclone que esteve localizado a oeste da Península Ibérica, permitindo a influência de uma vasta região depressionária centrada na região da Islândia, região essa com vários núcleos, a um dos quais está associada uma superfície frontal fria que afetará o continente nos próximos dias”.

O Instituto diz que um dos núcleos desta região depressionária, é a depressão Louis, nomeada na quarta-feira pela Meteo France (Serviço Meteorológico Francês),

Esta depressão afeta principalmente a região noroeste de França.

Sete distritos sob aviso vermelho por causa da agitação marítima

O IPMA elevou para vermelho o aviso meteorológico para sete distritos do continente, na sexta-feira, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste que podem atingir os 14 metros.

De acordo com o IPMA, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo vão começar por estar sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje, passando a laranja até às 18:00 de sexta-feira e depois a vermelho (o mais grave de uma escala de três) entre as 18:00 de sexta-feira e as 15:00 de sábado.

Estes sete distritos vão passar depois entre as 15:00 de sábado e as 00:00 de domingo a aviso laranja.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou também os distritos de Faro, Setúbal e Beja sob aviso amarelo (entre as 00:00 e as 09:00 de sexta-feira), passando depois a laranja até às 00:00 de domingo.

De acordo com a Marinha Portuguesa e Autoridade Marítima Nacional, as barras marítimas de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Portinho da Ericeira e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido ao estado do mar.

A barra da Figueira da Foz está condicionada, estando apenas fechada a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para a Costa Norte da Madeira e Porto Santo por causa da agitação marítima entre as 12:00 de sexta-feira e as 00:00 de domingo.

Sob aviso amarelo, mas devido à previsão de queda de neve acima de 800 metros, com acumulação acima de 1.000 metros, estão os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Braga até às 06:00 de sábado.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados