Proteção Civil regista quase 200 ocorrências até às 7:00 por causa do mau tempo. Região Norte é a mais afetada

Agência Lusa , AM - notícia atualizada às 10:08
2 nov 2023, 07:33

Maioria das ocorrências são quedas de árvores e estruturas

A Proteção Civil registou entre as 00:00 e as 07:00 desta quinta-feira 199 ocorrências relacionadas com o mau tempo nas regiões Norte e Centro, a maioria quedas de árvores, sem causar vítimas ou danos avultados.

Em declarações à agência Lusa, o comandante Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), adiantou que a região Norte, principalmente os distritos do Porto e Viseu, foi a mais afetada.

“Na região Norte tivemos um total de 145 ocorrências, 116 das quais relacionadas com quedas de árvores, e 54 na região Centro, 42 das quais também quedas de árvores relacionadas com o vento forte”, disse.

De acordo com Paulo Santos, foram também registadas sete ocorrências na região de Lisboa Vale do Tejo.

“Além das quedas de árvores foram registadas ainda pequenas inundações e queda de estruturas, mas em menor número”, indicou.

Queda de árvores no Porto, Ponte de Lima e Viana do Castelo sem feridos

Uma árvore de grande porte, localizada no jardim da escola secundária de Ponte de Lima, caiu esta quinta-feira, cerca das 08:30, na estrada e apanhou um carro que ali circulava, mas os dois ocupantes não sofreram ferimentos. Em declarações à agência Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Carlos Lima, explicou que a viatura, que ficou “bastante danificada", circulava na rua Cónego Manuel José Barbosa Correia, em frente à escola, quando a árvore caiu.

Os “dois ocupantes, um homem e o filho, que ia para a escola, não sofreram ferimentos”.

“Foi só o susto”, referiu Carlos Lima.

A queda da árvore danificou, com menos gravidade, mais quatro carros que se encontravam estacionados em frente ao estabelecimento de ensino. A rua está cortada ao trânsito para que os bombeiros procedam à remoção da árvore.

Já no concelho de Viana do Castelo, uma árvore de grande porte caiu na freguesia de Meadela e atingiu dois carros que estavam estacionados. Pelo distrito de Viana do Castelo ocorreram diversas situações semelhantes, sem causar feridos ou danos maiores.

Também no Porto, uma árvore de grande porte caiu na Praça da República causando danos em viaturas e numa paragem de autocarro e vias cortadas, indicaram fontes da Proteção Civil.

De acordo com o comando sub-regional Área Metropolitana do Porto, a ocorrência foi registada às 08:50 sem registo de feridos. Cerca das 09:30, fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto indicou à agência Lusa que a queda da árvore causou danos em “viaturas e numa paragem de autocarro”.

As fontes não precisaram quais as vias cortadas, nem quanto tempo demorarão os trabalhos de remoção e limpeza.

Portugal continental está esta quinta-feira a sentir os efeitos da depressão Ciáran, com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Devido ao mau tempo, o IPMA colocou sete distritos de Portugal continental esta quinta-feira e sexta-feira sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte.

Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho entre as 09:00 de hoje e as 15:00 de sexta-feira, devido à previsão de “ondas de noroeste com altura significativa 7 a 8 metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros”.

Faro, Setúbal e Beja vão estar sob aviso laranja, entre as 15:00 de hoje até às 00:00 de sábado, também devido à previsão de agitação marítima forte, ainda de acordo com a nota do IPMA.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três (vermelho, laranja e amarelo).

Os distritos de Leiria, Guarda, Santarém, Viana do Castelo, Coimbra, Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo devido à chuva, por vezes forte, até às 09:00 de hoje

Esta quinta-feira está também previsto "um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões norte e centro, com rajadas até 90 quilómetros por hora (km/h), e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h", podendo até superar aquele valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Por isso, o IPMA emitiu aviso amarelo de vento forte para hoje nos distritos de Viseu, Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.

Na região da Madeira, o efeito da depressão Ciarán irá fazer-se sentir através do aumento da agitação marítima, que será de noroeste com quatro a cinco metros de altura significativa a partir desse período.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Mais Lidas

Patrocinados