Conselho Nacional de Segurança dos Transportes está a investigar o caso
Um funcionário de um aeroporto morreu depois de ser sugado pelo motor de um avião, um Airbus A319, que chegou na sexta-feira à noite a San Antonio, no Texas, EUA.
Segundo a BBC News, a morte do trabalhador ocorreu por volta das 22:25 quando um avião da Delta Air Lines, que tinha acabado de chegar do aeroporto internacional de Los Angeles, se dirigia para a porta de embarque com um motor ligado.
De acordo com a Autoridade Federal de Aviação, o empregado era um trabalhador de rampa, funcionário da Unifi Aviation, que a Delta Air Lines contrata para as operações da equipa de terra.
"Os nossos corações estão com a família da vítima e continuamos concentrados em apoiar os nossos funcionários no terreno e em garantir que estão a ser bem tratados durante este período", disse um porta-voz da Delta.
O Conselho Nacional de Segurança dos Transportes, que também está a investigar o caso, revelou que tinha estado em contato com a Delta Air Lines e que se encontra “no processo de recolha de informações neste momento”. “A nossa investigação inicial revelou que este incidente não está relacionado com os processos operacionais, os procedimentos e as políticas de segurança da Unifi", declarou a empresa. No entanto, ainda não é claro o que aconteceu.
A polícia está também a investigar a possibilidade de o trabalhador se ter colocado intencionalmente em frente ao motor em funcionamento do avião.
Na passada quarta-feira, a companhia aérea regional Piedmont foi multada em 15 625 dólares (14 328,91 euros) pela Administração da Segurança e Saúde no Trabalho (OSHA) pela morte de um trabalhador da tripulação de terra, seis meses antes, num incidente semelhante no Alabama. "A formação adequada e a aplicação de procedimentos de segurança poderiam ter evitado esta tragédia", afirmou a OSHA.