Piloto da Cam Am mantém sétima posição na classificação geral, mas recupera 17 minutos ao líder
Primeira vitória portuguesa no Dakar 2024. João Ferreira, piloto da Can Am, venceu esta terça-feira a quarta etapa de veículos ligeiros de série (SSV), da 46.ª edição do Rali Dakar, que está a decorrer na Arábia Saudita.
O piloto luso demorou 3h13m09s para percorrer os 299 quilómetros entre Al-Salmiya e Al-Hofuf, ficando 2m48s à frente do segundo lugar, o saudita Yasir Seaidan (MMP) e a 4min45 do terceiro, o francês Xavier de Soultrait (Bardahl).
«Fizemos uma etapa limpa, isenta de erros e que, acima de tudo, nos fez recuperar bastante tempo para o nosso companheiro na South Racing e líder da Geral SSV, [o espanhol] Gerard Farrés Guell. Estamos conscientes do nosso andamento e sabemos que não podemos cometer erros até ao final se queremos sonhar com um bom resultado neste Dakar. Trabalho e empenho vão ser as palavras de ordem ao longo dos próximos dias», garantiu João Ferreira, que faz equipa com o navegador Filipe Palmeiro.
Com esta vitória, Portugal sobe para 46 o número de triunfos em etapas do Dakar. Esta é a segunda vitória de João Ferreira/Filipe Palmeiro, depois de já terem vencido a nona etapa no Dakar 2023.
João Ferreira mantém a sétima posição, mas recupera 17 minutos ao líder da classificação dos SSV, Farrés Guell. O navegador português Fausto Mota, juntamente com o brasileiro Cristiano Batista (Can Am), ficaram em quarto na prova e mantêm posição na geral.
Destaque também para os portugueses nos Challenger (veículos ligeiros protótipos, com Ricardo Porém (MMP) e João Monteiro (Can Am), a ficaram respetivamente no quinto e no 14.º lugar.
Nas motas, o chileno José Ignacio Cornejo (Honda) venceu a quarta etapa e subiu à liderança da categoria. Em segundo lugar ficou o norte-americano Ricky Brabec (Honda), com mais 2m59s, e em terceiro, o argentino Kevin Benavides (KTM) a 3m18s.
Relativamente aos portugueses: Rui Gonçalves (Sherco) ficou em oitavo na prova e é 14.º na geral; António Maio (Yamaha) ficou em 22.º; Bruno Santos (KTM) em 35.º. Mário Patrão (Honda), foi segundo lugar nos veteranos, mas está em primeiro na classificação geral, com quase duas horas de vantagem.
Esta quarta-feira irá realizar-se a quinta etapa do Dakar, entre Al-Hofuf e Shubaytah, com um percurso de 645 quilómetros, 118 deles cronometrados. É o regresso do mar de dunas do Quarto Vazio, o deserto da Arábia Saudita.