Taxa de juro dos novos créditos à habitação volta a subir para 4,26%

ECO - Parceiro CNN Portugal , Luís Leitão
2 nov 2023, 11:39
Rua da Rosa, Bairro Alto, habitação, casas, Lisboa, polícia. Foto: Bildagentur-online/Universal Images Group via Getty Images

Depois de uma ligeira queda em agosto, a taxa de juro dos novos créditos à habitação voltou a subir sem setembro para o valor mais elevado desde fevereiro de 2012

O crédito à habitação voltou a encarecer. De acordo com dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal, a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação aumentou 0,03 pontos percentuais em setembro, passando de 4,23% em agosto para 4,26% em setembro.

Esta subida surge depois de em agosto ter havido uma ligeira correção da taxa de juro dos novos créditos à habitação.

O Banco de Portugal nota ainda que a taxa de juro média dos novos empréstimos para consumo também subiu (de 8,93% para 8,98%), mas a taxa de juro média dos novos empréstimos para outros fins diminuiu, de 5,52% para 5,35%.

O regulador refere também que “em setembro, as novas operações de empréstimos aos particulares totalizaram 2504 milhões de euros, mais 165 milhões do que em agosto. Verificaram-se aumentos nas finalidades de habitação e de outros fins de 141 e 39 milhões de euros, respetivamente. Nos empréstimos para consumo, registou-se um decréscimo de 15 milhões de euros”.

(Notícia em atualização)

Imobiliário

Mais Imobiliário

Mais Lidas

Patrocinados