Covid-19 parou de crescer em Portugal, mas ainda somos (de longe) o país da Europa com mais casos

2 jun 2022, 08:58
Covid-19 Portugal redes

"Taxa de notificação muito elevada com tendência decrescente". Rt caiu para 1

Portugal continua a ser o país da Europa com mais novos casos de covid-19, mas a sexta vaga da pandemia parou de subir. É isso que revela o último relatório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

O documento indica que, numa semana, o chamado índice de transmissibilidade (ou Rt) caiu de 1,13 para 1, o que significa, na prática, uma estabilização da pandemia depois de quase mês com um aumento do número de diagnósticos positivos (ou seja, um Rt acima de 1).

Nas regiões Norte (0,96), Centro (0,94) e Alentejo (0,97) o Rt está mesmo, agora, abaixo de 1, sinal de que o número de novos casos já começou mesmo a descer, ao contrário do que acontece em Lisboa e Vale do Tejo (1,06), Açores (1,16) e Madeira (1,22) onde continuam a existir cada vez mais infecções.

Até 27 de maio, nas duas semanas anteriores, contaram-se, em todo o país, uma média diária de 26 mil casos de covid-19. Valores elevados que levam o relatório a falar numa "taxa de notificação muito elevada", mas com tendência decrescente tendo em conta que a média diária presente na última avaliação estava em cerca de 29 mil casos.  

Apesar dos sinais positivos, Portugal mantém-se destacado, no topo, como o país da Europa com a taxa de incidência de Covid-19 mais elevada da Europa: 3.619 novos casos por 100 mil habitantes, mais do triplo do Luxemburgo, o segundo país com mais diagnósticos positivos nos últimos 14 dias.

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados