Governo mantém intenção do regresso do futebol, mas aguarda resultados

10 mai 2020, 14:02
Benfica fez bateria de testes e trabalho de ginásio (Fotos SLB)

Ministra diz que Portugal quer «aprender» com regresso da Bundesliga, DGS diz que risco pode ser avaliado «se os testes às equipas, derem um número elevado de positivos»

Um dia depois de o V. Guimarães ter anunciado que três jogadores estão infetados com covid-19, a ministra da Saúde, Marta Temido, e a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas foram questionadas sobre o regresso dos jogos de futebol.

A ministra explicou que o Governo mantém a «intenção de avaliar a capacidade da retoma no final deste mês» e afirmou: «Começamos a ter já um conjunto de outros países com os quais podemos aprender lições, por exemplo, a Alemanha vai retomar a Bundesliga este mês.»

«Vamos aperfeiçoar o nosso pensamento e aprendendo com os outros», frisou Marta Temido.

Graça Freitas apontou que a complexidade do tema «tem a ver com o conciliar o retorno da atividade do futebol com as regras sanitárias» e alertou: «Obviamente que, se os testes às equipas, derem um número elevado de pessoas positivas, então terá de ser equacionado pelas autoridades de saúde a avaliação do risco concreto daquela situação e perante uma situação concreta, definem-se regras.»

«Vamos aguardar. Há um conjunto de medidas preventivas e de testagens e depois está prevista a intervenção das autoridades de saúde nacionais e regionais», disse a diretora-geral da Saúde, acrescentando que «é preciso cuidado de afinarmos uniformidade de critérios».

«Aguardamos os resultados e depois avaliaremos o risco», frisou a responsável.

Recorde-se que o Governo anunciou que serão disputadas, à porta fechada, as dez jornadas da Liga em falta a partir do último fim de semana de maio e a final da Taça de Portugal, mais ainda aguarda as regras da Direção-Geral da Saúde.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Patrocinados