Covid-19: clubes podem perder quatro mil milhões de euros

7 jul 2020, 14:20
Tottenham-Liverpool

Segundo um estudo da Associação Europeia de Clubes (ECA)

Os clubes europeus podem perder quatro mil milhões de euros em duas épocas, devido ao impacto negativo da pandemia de covid-19, segundo um estudo revelado esta terça-feira pela Associação Europeia de Clubes (ECA).

A ECA focou-se em dez campeonatos do Velho Continente – entre os quais o português e os «big five» (Alemanha, Inglaterra, Itália, França e Espanha) e prevê que, apesar de maior parte deles ter recomeçado, as perdas sejam de 1.6 mil milhões de euros.

Na próxima temporada este valor pode ser ainda maior, já que se estimam perdas na ordem dos 2.4 mil milhões de euros, mesmo que esta seja jogada na totalidade. Deste valor, cerca de metade (1,1 mil milhões) deve-se à perda de receitas em bilheteiras, devido aos jogos à porta fechada.

«Estes resultados mostram que o impacto financeiro da covid-19 nos clubes europeus é um choque sísmico», afirmou o diretor executivo da ECA, Charlie Marshall.

«O impacto financeiro não para quando o jogo recomeçou. Vai continuar na próxima temporada e temos de tomar medidas para criar uma indústria do futebol mais sustentável para o futuro», acrescentou.

Relacionados

Covid-19

Mais Covid-19

Mais Lidas

Patrocinados