Acordo da COP28 para transição global dos combustíveis fósseis aprovado

CNN Portugal , AM com Lusa - notícia atualizada às 9:17
13 dez 2023, 07:18
Cimeira COP28 no Dubai

 

 

 
 

Transição deverá começar já nesta década

Foi aprovado, esta quarta-feira, o acordo alcançado na COP28, a cimeira climática ambiental. O consenso foi alcançado depois de, na última madrugada, ter sido apresentado um novo documento que menciona a transição para o abandono de todos os combustíveis fósseis. A transição deverá começar já nesta década.

O presidente da COP28, Sultan Al Jaber, saudou o acordo climático aprovado por quase 200 países como um "pacote histórico" de medidas que oferece um "plano robusto" para manter o objetivo de 1,5°C dentro do alcance. 

"Conseguimos uma mudança de paradigma que tem o potencial de redefinir as nossas economias", afirmou durante a sessão de encerramento da cimeira COP28, pouco depois de o acordo ter sido aprovado.

Por sua vez, o presidente da Comissão Europeia lembrou que "um acordo só é tão bom quanto a sua implementação". "Somos o que fazemos, não o que dizemos".

A Cimeira do Clima do Dubai (COP28) acordou em iniciar uma transição para o abandono dos combustíveis fósseis, após duas semanas de intensas negociações em que cerca de 200 países debateram a forma de enfrentar coletivamente a crise climática.

Os países representados na COP28 adotaram na quarta-feira o "Global Stocktake", o acordo com o qual pretendem reforçar a ação climática para conter o aumento da temperatura a não mais de um grau e meio acima dos níveis pré-industriais.

O acordo, aprovado por consenso em plenário, apela aos Estados para que iniciem uma transição para longe dos combustíveis fósseis, "de forma ordenada e equitativa, acelerando a ação nesta década crítica, com o objetivo de atingir o objetivo de zero emissões líquidas até 2050, de acordo com a ciência".

Nesta cimeira, a prioridade foi abrir caminho para o abandono deste tipo de energia para a União Europeia e outras economias industrializadas, bem como para os países altamente vulneráveis às alterações climáticas, como é o caso de muitos países em desenvolvimento.

Abrir caminho para o abandono destes tipos de energia foi a prioridade da cimeira - para a União Europeia e outras economias industrializadas, bem como para países altamente vulneráveis às alterações climáticas, como muitos Estados em desenvolvimento.

No entanto, até à sessão plenária, havia incerteza na COP28 sobre se um acordo que marcasse o fim da era dos combustíveis fósseis seria aceite pelos países ricos em petróleo, como a Arábia Saudita.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados