Comissão Europeia trava a fundo estimativas de crescimento na Zona Euro: 0,8% em 2024

ECO - Parceiro CNN Portugal , Patrícia Abreu
15 fev, 11:47
Dinheiro (Pexels)

Apesar do travão na economia, Bruxelas antecipa que a inflação vai descer a um ritmo mais acelerado do que inicialmente previsto

Comissão Europeia voltou a rever em baixa as suas previsões para a economia europeia. Bruxelas estima que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha crescido apenas 0,5% no ano passado, abaixo dos 0,6% previstos em novembro, tanto na União Europeia como na Zona Euro, cortando as previsões de crescimento para 2024 de 1,3% e 1,2% para 0,9% e 0,8%, respetivamente.

Em relação a 2025, Bruxelas continua a apontar para um crescimento de 1,7% no grupo dos 27 da União Europeia e de 1,5% nos países do euro, de acordo com as previsões económicas intercalares de inverno da Comissão Europeia, divulgadas esta quinta-feira.

“O crescimento modesto do ano passado deve-se em grande parte à dinâmica da recuperação económica pós-pandemia nos dois anos anteriores. Já no final de 2022, a expansão económica terminou abruptamente e a atividade tem estado desde então estagnada, num contexto de queda do poder de compra das famílias, de colapso da procura externa, de forte aperto monetário e de retirada parcial do apoio orçamental em 2023“, refere o relatório.

A Comissão Europeia refere, assim, que a economia europeia entrou em 2024 “numa situação mais fraca do que o anteriormente esperado”. “Depois de evitar por pouco uma recessão técnica no segundo semestre do ano passado, as perspetivas para o primeiro trimestre de 2024 permanecem subjugadas”, lê-se no mesmo documento.

Apesar do travão na economia em 2023 e do arranque mais tímido este ano, a Comissão Europeia revela que há desenvolvimentos positivos desde que apresentou as estimativas de outono, sobretudo no que diz respeito à inflação. “As condições para uma aceleração gradual da atividade económica este ano parecem ainda estar reunidas. À medida que a inflação desacelera, o crescimento dos salários reais e o emprego resiliente deverão apoiar uma recuperação do consumo“, antecipa Bruxelas.

Inflação a descer mais depressa

No que diz respeito à inflação, a Comissão Europeia está agora mais otimista do que em novembro. Bruxelas prevê uma queda da taxa de inflação na União Europeia de 6,3% em 2023 para 3% e para 2,5% em 2025. Na Zona Euro, as projeções apontam para uma descida de 5,4% em 2023 para 2,7% em 2024 e para 2,2% em 2025.

Nas previsões de outono, divulgadas no último mês de novembro, as projeções para a inflação situavam-se nos 3,5% para o bloco comunitário e nos 3,2% na área da moeda única.

“A queda acentuada dos preços da energia foi seguida por uma moderação generalizada e mais rápida do que o esperado das pressões sobre os preços. Como a oferta de energia continua a superar a procura, os preços à vista e futuros do petróleo e, especialmente, gás são agora significativamente mais baixos do que o previsto nas previsões de Outono”, justifica a Comissão Europeia.

Bruxelas acrescenta ainda que, apesar dos “custos de transporte mais elevados na sequência das perturbações comerciais no Mar Vermelho, a inflação subjacente continua no caminho descendente constante. As condições de crédito ainda estão restritivas, mas os mercados esperam agora que o ciclo de flexibilização comece mais cedo. Notavelmente, o mercado de trabalho da UE continua a registar um forte desempenho”, conclui.

Economia

Mais Economia

Patrocinados