Colômbia retira 2.500 pessoas da zona do vulcão Nevado del Ruiz

CNN Portugal , MJC
5 abr 2023, 23:19
Vulcão Nevado del Ruiz, na Colômbia (Foto: Serviço Geológico da Colômbia)

Presidente Gustavo Petro pediu para que se acelerasse a deslocação dos moradores. Serviço Geológico da Colômbia apela à calma

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, ordenou a retirada "preventiva" de 2.500 pessoas da zona do vulcão Nevado del Ruiz.

O presidente reuniu-se com as autoridades para analisar a situação e decidir as medidas adequadas. Entretanto, Petro garante que “o governo está a acompanhar a situação de perto e a articular todas as capacidades”.

 

Cerca de 40 famílias que vivem nas encostas superiores do vulcão Nevado del Ruiz já tinham sido retiradas após o aumento da atividade sísmica, nos últimos dias. As escolas da região passaram a dar aulas online e o parque natural de Los Nevados fechou as portas aos turistas.

A atividade sísmica começou a aumentar a 24 de março. Os geólogos dizem ter registado milhares de tremores diários, um número sem precedentes desde que começaram a monitorizar a atividade do vulcão. Na segunda-feira, o Serviço Geológico da Colômbia (SGC) elevou o nível de alerta de amarelo para laranja, avisando que uma erupção maior do que qualquer outra nos últimos 10 anos poderia ocorrer nos próximos dias ou semanas.

No último boletim emitido pelo SGC, esta quarta-feira, informava-se que nas primeiras horas do dia foram registados mais de 2.600 terremotos, ainda que de baixa magnitude. O SGC esclareceu que caso haja uma aceleração dos processos e uma erupção esteja iminente, o nível passaria para vermelho. Neste momento, no entanto, as autoridades apelam à calma da comunidade.

O vulcão tem quase 5.400 metros de altitude e é um dos muitos no "Cinturão de Fogo" do Pacífico.

Em 1985, uma poderosa erupção do vulcão provocou deslizamentos de terra que fizeram submergir a cidade de Armero. Cerca de 25 mil pessoas morreram. 

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados