Trânsito nas Filipinas é tão mau que nem os Coldplay resistiram a criticar (pelo meio o presidente usou o helicóptero do governo para ir ver o concerto)

22 jan, 11:01
Coldplay em Coimbra (Paulo Novais/Lusa)

Críticas não se fizeram esperar, com Ferdinand Marcos Jr a ser acusado de gastar fundos comunitários para ir assistir a um concerto e de não se esforçar para melhorar o transporte coletivo

Os Coldplay atuaram, na sexta-feira, em Manila, nas Filipinas, num concerto que ficou marcado pelo trânsito. Isto porque não só a banda acabou por criar uma música sobre o trânsito "louco", como o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr decidiu fugir aos engarrafamentos e utilizar o helicóptero presidencial para chegar ao concerto, numa decisão que gerou polémica.

Nas redes sociais, vários vídeos mostram Ferdinand Marcos Jr a chegar ao estádio acompanhado da mulher e outras pessoas num helicóptero do governo. Em comunicado, o Grupo de Segurança Presidencial diz que a Philippine Arena registou "um afluxo sem precedentes de 40 mil pessoas ansiosas por assistir a um concerto, o que resultou em complicações de trânsito imprevistas ao longo do percurso" o que poderia representar "uma potencial ameaça para o presidente". 

No entanto, as críticas não se fizeram esperar, com Ferdinand Marcos Jr a ser acusado de gastar fundos comunitários para ir assistir a um concerto - naquilo que o ativista Renato Reyes descreveu como "um grave insulto para milhões de filipinos" - e de não se esforçar para melhorar o transporte coletivo.

O trânsito "louco" não passou despercebido ao vocalista dos Coldplay que, durante o concerto, agradeceu ao público por ser resiliente.

"Temos observado algum trânsito. Mas acho que vocês têm o recorde de trânsito do mundo. Obrigado por terem feito o esforço de passar por toda esta confusão para estarem aqui", afirmou Chris Martin na sexta-feira. Já no sábado, o cantor voltou ao tema, cantando uma música improvisada sobre o trânsito "louco".

"Só há realmente uma coisa que permanece. O trânsito aqui em Manila é completamente louco. Se querem ir de carro para algum lado, aviso já. Uma viagem de 3 quilómetros demora uma ou duas semanas". 

Segundo a CNN Internacional, que cita o Índice de Tráfego TomTom de 2023, Manila liderou a lista das áreas metropolitanas com o tempo de deslocação mais lento entre quase 400 cidades de 55 países em todo o mundo, sendo que a velocidade média de Manila durante a hora de ponta é de 19 quilómetros por hora (11 milhas por hora) e que cerca de 52% das suas estradas estão congestionadas. Normalmente, são necessários mais de 25 minutos para percorrer apenas 10 quilómetros (6,2 milhas).

Música

Mais Música

Patrocinados