"Nunca viste tanta droga junta": polícia espanhola faz a maior apreensão de sempre de cocaína

12 dez 2023, 14:39
Apreensão de cocaína pela Polícia Nacional espanhola (Polícia Nacional)

Autoridades utilizaram a praça de uma das esquadras de Madrid para dispor todos os fardos encontrados. Há 20 detidos

É a própria polícia quem o diz: “Nunca viste tanta droga junta”. As autoridades espanholas apreenderam 11 toneladas de cocaína, espalhando o produto na esquadra de Canillas, em Madrid, onde se situam as principais esquadras da Polícia Nacional.

Droga que é o resultado da apreensão de 7.500 quilos de cocaína encontrados em lombos de atum na cidade de Vigo, mas também de 3.500 quilos encontrados perto de Valencia, numa operação conjunta da polícia e dos serviços fronteiriços, à qual foi dada o nome Tonara-Fulgor.

“Nunca viste tanta droga junta… trata-se de um dos golpes mais duros contra o narcotráfico”, afirma a polícia, que espalhou 1.825 torres com cinco pacotes cada, onde estavam um total de 9.100 fardos de cocaína.

Trata-se de um grande golpe no tráfico de droga em Espanha, tendo terminado com a detenção de 20 pessoas, além de uma outra operação para conseguir receber e armazenar toda a droga encontrada.

Esta é mesmo a maior apreensão de sempre de cocaína em Espanha, suspeitando-se que a origem da droga seja albanesa, onde a polícia garante existirem algumas das organizações criminosas mais “poderosas” da Europa.

Entre as operações Tonara, que fez cinco detidos após serem encontradas várias toneladas de droga em peixe congelado, e Fulgor, que resultou na apreensão de várias toneladas perto do porto de Valencia, 20 pessoas foram detidas.

“Por detrás de ambos os carregamentos encontram-se redes albanesas, que são as organizalões que têm monopolizado o tráfico de droga na Europa em contentores, por via marítima”, explicou o chefe da Brigada Central de Estupefacientes da Polícia Nacional, citado pelo El País.

Europa

Mais Europa

Patrocinados