Três ativistas da Climáximo detidos após bloquearem rua em Lisboa

Agência Lusa , MJC
9 mar, 15:02
Ativistas do Climáximo na rua da Escola Politécnica, em Lisboa (Lusa/António Cotrim)

A ação, que gerou muitos protestos de automobilistas e populares, teve início às 12:25 e terminou cerca das 13:00, após a chegada da PSP, que algemou os três ativistas e os levou detidos

Três ativistas do movimento Climáximo foram detidos este sábado pela PSP após terem bloqueado o trânsito durante cerca de meia hora a Rua da Escola Politécnica, em Lisboa.

A ação, que gerou muitos protestos de automobilistas e populares, teve início às 12:25 e terminou cerca das 13:00, após a chegada da PSP, que algemou os três ativistas e os levou detidos.

Os três ativistas muniram-se de coletes refletores, cartazes e uma faixa, sentaram-se na estrada em cima de uma passadeira e impediram a circulação automóvel até serem removidos.

Um dos condutores impedidos de passar saiu do carro, agarrou um dos manifestantes pela roupa e arrastou-o até ao passeio, conseguindo arrancar antes de o ativista se voltar a sentar no meio da estrada. Alguns dos transeuntes manifestaram o seu descontentamento pela ação com insultos aos ativistas e apelos aos automobilistas para que lhes "passassem por cima".

Ativistas do Climáximo na rua da Escola Politécnica, em Lisboa (Lusa/António Cotrim)

Em declarações à agência Lusa, a porta-voz do movimento Climáximo, Leonor Canadas, alegou tratar-se de um “ato de democracia radical", considerando que "não há abstenção no que diz respeito à crise climática". Afirmou que o movimento vai continuar a fazer "ações disruptivas", argumentando que "aconteça o que acontecer" após as eleições legislativas de domingo, "a crise climática não vai ser travada".

Na sexta-feira, duas ativistas da Climáximo tinham sido detidas após terem partido o vidro de uma agência do banco Santander em Lisboa, durante a manifestação do Dia Internacional da Mulher.

O Ministério Público de Lisboa instaurou até final de fevereiro 32 processos criminais relacionados com ações de protesto de ativistas do clima, estando em causa crimes como desobediência, atentado à segurança de transporte rodoviário, resistência e coação ou dano qualificado, segundo uma nota divulgada na quinta-feira.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados