A água neste refúgio do Havai tornou-se cor-de-rosa

CNN , Abigail Holmes e Angela Fritz
12 nov, 18:30
Lago no Havai cor-de-rosa

Cerca de 90% da região de Maui, que inclui outras ilhas, encontra-se numa situação de seca, no mínimo, severa - uma situação que se agravou ainda mais desde que um incêndio florestal mortal devastou Lahaina em agosto

Um lago no Havai parece saído de um conto de fadas. Segundo as autoridades, a água do Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Kealia Pond, um dos poucos pântanos salgados costeiros da ilha de Maui, tem estado cor-de-rosa desde, pelo menos, 30 de outubro, depois de o seu teor de sal ter ter aumentado por causa da seca extrema.

De acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, as amostras de água enviadas para a Universidade do Havai sugerem que as halobactérias estão na origem da nova tonalidade do lago.

As halobactérias são organismos unicelulares que se desenvolvem em águas muito salgadas, como o Grande Lago Salgado e o Mar Morto. A bactéria é considerada extremófila devido à sua capacidade de viver num ambiente tão extremo - neste caso, um ambiente onde a salinidade da água é duas vezes superior à da água do mar, observou o Serviço de Pesca e Vida Selvagem .

A lagoa do Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Kealia Pond, em Maui, no Havai, ficou cor-de-rosa/ CNN

Embora Kealia signifique literalmente "incrustação de sal", a salinidade da lagoa aumentou muito para além do normal devido à seca extrema de Maui. Toda a ilha está em seca severa ou pior, de acordo com o US Drought Monitor. A área onde se situa o refúgio da lagoa Kealia é considerada afetada pela seca extrema - a segunda pior classificação na escala do Drought Monitor.

O riacho Waikapu, que traz água das montanhas de Maui Ocidental para o lago Kealia, também passa pela área de seca extrema. A menor entrada de água doce na lagoa fez aumentar a concentração de sal e proporcionou um refúgio acolhedor para as halobactérias de cores vivas.

 

@Traviskeahi_photo/Instagram

 

Cerca de 90% da região de Maui, que inclui outras ilhas, encontra-se numa situação de seca, no mínimo, severa - uma situação que se agravou ainda mais desde que um incêndio florestal mortal devastou Lahaina em agosto.

Os cientistas ainda estão a estudar a forma como a crise climática afectará o Havai, mas, de um modo geral, há confiança de que a seca se agravará com o aumento da temperatura global - mesmo em zonas tropicais como esta.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados