Fundação "la Caixa" e a Ciência Viva - exposições que exploram a fronteira entre ciência e arte

conteúdo patrocinado
28 dez 2023, 17:00
Fundação La Caixa

A Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, anunciaram uma parceria para promover a cultura científica e tecnológica na sociedade. Esta iniciativa é mais um passo na promoção da cultura e no acesso à ciência para todos os cidadãos. Em Portugal, estão previstas quatro exposições inéditas.

A Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, anunciaram uma parceria para promover a cultura científica e tecnológica na sociedade, tanto em Portugal como em Espanha.

Serão desenvolvidas atividades e programas educativos, exposições e projetos de divulgação científica nos centros científicos das duas instituições, como é o caso do Museu da Ciência CosmoCaixa de Barcelona, integrado na rede da Fundação ”la Caixa”, e o Pavilhão do Conhecimento, da Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Esta colaboração permitirá a troca de conhecimentos e experiências, bem como a realização de projetos conjuntos que beneficiarão os cidadãos de ambos os países.

Estão previstas quatro exposições, que visam dar a oportunidade ao público de aprender e de se inspirar com temas científicos de forma interativa e envolvente. Esta iniciativa é mais um passo na promoção da cultura e no acesso à ciência para todos os cidadãos.

Exposições para todos os gostos estreiam-se em Portugal

Missão Espaço, Talking Brains, A Ciência da Pixar e Espelhos

No contexto do acordo celebrado, o Pavilhão do Conhecimento inaugurou a exposição Missão Espaço, em colaboração com o Centro Universum® Bremen, na Alemanha, e com o Musée de l’Air et de l’Espace de Le Bourget, em França. Esta iniciativa inédita é um convite para embarcar numa emocionante aventura espacial onde as famílias são desafiadas a descobrir o que significa ser astronauta. Além de treinarem o equilíbrio e a resistência num giroscópio humano, haverá oportunidade de conduzir um rover de exploração lunar, simular uma caminhada na Lua e até flutuar pelo módulo Columbus. A missão espacial termina com a viagem de regresso à Terra.

Além da experiência imersiva, os visitantes poderão aprender sobre a história da exploração espacial, desde os primeiros voos tripulados até às missões mais recentes. A exposição Missão Espaço, pode ser visitada até ao dia 7 de abril de 2024.

O primeiro passo foi consolidado na “Lua”, mas o acordo entre a Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva reserva mais mostras da cultura científica, e desta vez, com os pés bem assentes na Terra!

A próxima exposição será em Lisboa, prevista para maio de 2024, e intitula-se Talking Brains. Programados para falar. Tal como o nome sugere, trata-se de uma oportunidade única de explorar a relação entre o cérebro e a linguagem de forma participativa e educativa. A exposição irá abordar como o cérebro processa a linguagem, desde a compreensão até à produção da fala. Os visitantes poderão descobrir diferentes aspetos da linguagem, como compreender o que significa “linguagem humana”, conhecer a sua evolução, e experimentar através de instalações interativas, como funciona um cérebro saudável ou afetado por uma patologia. Uma experiência única que explora o funcionamento e a complexidade do cérebro humano.

Em outubro de 2024, o Pavilhão do Conhecimento irá acolher uma exposição que oferece um olhar único sobre o que ocorre por detrás do ecrã e o processo utilizado na criação dos filmes dos estúdios Pixar. Trata-se da exposição A Ciência da Pixar, e os visitantes poderão explorar diferentes aspetos da produção de filmes, desde a sua conceção ao produto final, e ainda participar no processo criativo de forma didática e participativa. Através de elementos digitais, podem ainda descobrir como os artistas e técnicos trabalham em conjunto para criar mundos animados incríveis. Esta exposição alia a arte, a engenharia, a matemática e a tecnologia de última geração onde se fundem para criar mundos de fantasia.

O acordo vai também permitir que a exposição Espelhos abra as suas portas no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, em fevereiro de 2025.

Esta exposição explora o fascinante mundo dos espelhos conforme são utilizados em diferentes áreas, desde a arte à ciência. O público terá a oportunidade de utilizar espelhos planos, curvos e caleidoscópicos para observar alguns dos seus efeitos mais surpreendentes e, ao utilizá-los, irá colocar questões que poderá resolver ao longo de um itinerário que permite compreender, de uma forma cativante, vários fenómenos da física e da matemática.

A colaboração entre a Fundação ”la Caixa” e a Ciência Viva contempla igualmente a organização de atividades e projetos de divulgação científica, tanto em Portugal como em Espanha, que serão desenvolvidos nos próximos anos. Destaque para programas de mobilidade de colaboradores, formação continuada de cultura científica para profissionais de comunicação e mediação de ciência e organização de ciclos de conferências ibéricas.

Conteúdo oferecido por BPI e Fundação “la Caixa”

Ciência

Mais Ciência