Vuelta: João Almeida ataca, Kamna ganha etapa

3 set 2023, 22:04
João Almeida na Volta à Polónia (Dario Belingheri/Getty Images)

Etapa deste domingo ficou marcada pelo mau tempo à chegada

O ciclista alemão Lennard Kämna (BORA hansgrohe) venceu hoje a solo a nona etapa da Volta a Espanha, completando o ‘tri’ em grandes Voltas. João Almeida (UAE Emirates) atacou perto do fim da etapa, num dia marcado pelo mau tempo na chegada.

Kämna, de 26 anos, cumpriu os 184,5 quilómetros entre Cartagena e Collado de la Cruz de Caravaca em 4:28.59 horas, fazendo vingar a fuga com um triunfo a solo, 13 segundos mais rápido que o italiano Matteo Sobrero (Jayco-AlUla), segundo, e 1.12 minutos do que o australiano Chris Hamilton (dsm-firmenich), terceiro.

As contas da geral, cujos tempos foram tirados a pouco mais de dois quilómetros da meta devido ao mau tempo que se fazia sentir nas últimas centenas de metros da tirada, deixam o norte-americano Sepp Kuss (Jumbo-Visma) na frente, com o espanhol Marc Soler (UAE Emirates) em segundo e o francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ) em terceiro.

João Almeida está agora no 10.º lugar da geral, a 2.55 minutos a liderança da prova, tendo-se aproximado dos principais rivais pela vitória final: o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), campeão em 2022, é quarto, a 2.22 minutos.

A 2.29 minutos estão o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious) e Primoz Roglic (Jumbo-Visma), tricampeão entre 2019 e 2021 e vigente vencedor do Giro, enquanto o dinamarquês Jonas Vingegaard completa o trio de ameaças da Jumbo-Visma, em sétimo a 2.33 minutos.

Enric Mas (Movistar) está à mesma distância, com Juan Ayuso (UAE Emirates) em nono a 2.43 minutos.

Na segunda-feira, o pelotão aproveita o primeiro dia de descanso desta edição da Vuelta.

Patrocinados