Amaro Antunes, tricampeão da Volta a Portugal, anuncia o fim da carreira

16 jan 2023, 09:30
Amaro Antunes

Aos 32 anos após uma época dura marcada pela perda da mãe e pelas acusações de doping à W52-FC Porto

Amaro Antunes, vencedor de três edições da Volta a Portugal, anunciou o final da carreira aos 32 anos.

«Anuncio que decidi, após longa ponderação, deixar o ciclismo profissional, que abracei há 11 anos com efeito imediato. Na primavera passada, o falecimento precoce da minha mãe e o processo crime 'Prova Limpa [...] conduziram a que perdesse toda a motivação e o gosto pelo treino, indispensáveis para enfrentar mais uma época na plenitude das minhas capacidades», explicou num comunicado enviado à agência Lusa.

Amaro Antunes venceu a Volta a Portugal em 2017, 2020 e 2021, a última após desclassificação por doping do espanhol Raúl Alarcón, colega de equipa na W52-FC Porto, equipa na qual dez ciclistas e outros responsáveis (num total de 26 de corredores a diretores) foram constituídos arguidos sob a acusação de tráfico de substâncias e métodos proibidos. O algarvio de 32 anos foi o único ciclista da equipa que não foi suspenso ou constituído arquivado, tendo visto o seu processo ser arquivado.

Recorde-se que em outubro de 2022 Amaro Antunes assinou contrato com a ABTF Betão-Feirense, que iria representar em 2023. Algo que não vai acontecer. «Mesmo que a despedida não seja da forma que tinha idealizado, olho para a minha carreira com orgulho. Trabalhei no duro, com muita paixão e prazer, e conquistei resultados assinaláveis, quer em Portugal quer no escalão máximo do WorldTour», referiu, manifestando ainda um desejo para o futuro da modalidade.

«Espero e desejo, face aos últimos acontecimentos, que uma nova era do ciclismo possa emergir em Portugal.»

Relacionados

Patrocinados