Saiba quando vai precisar do chapéu-de-chuva / guarda-chuva: previsão do estado do tempo (Continente + ilhas) para este domingo de eleições

CNN Portugal , ARC
9 mar, 14:00
Mau tempo em Lisboa (Horacio Villalobos/Getty Images)

Vai chover em todos os distritos durante o dia das eleições. Mas não se esqueça: vote, vote, vote - ajudamos neste artigo a preparar-se para a meteorologia

Domingo é dia de corrida às urnas para exercer o voto nas eleições legislativas. A chuva ameaça, no entanto, fazer-se sentir por todo o país e, com maior ou menor probabilidade, nenhum distrito escapa.

Se quer saber como vai estar o tempo na sua zona e qual a melhor altura do dia para ir votar, este artigo pode ajudá-lo. Estas são as previsões para domingo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Aveiro

Em Aveiro, a chuva ameaça fazer-se sentir durante todo o dia, abrandando perto das 18:00, a uma hora do fecho das urnas, altura para a qual está prevista 74% de probabilidade. As temperaturas vão variar entre os 11 e os 13 graus.

Beja

A tendência de Aveiro inverte-se em Beja, onde a chuva começa fraca e se vai intensificando ao longo do dia. Pelas 09:00, altura em que as urnas abrem, a probabilidade é de apenas 27% e até pode contar com o sol a espreitar. Pela hora do almoço, a previsão mais do que duplica e vai atingir os 85% a meio da tarde. As temperaturas vão oscilar entre os 11 e os 12 graus.

Braga

A chuva vai ser forte em Braga. A única altura do dia em que a previsão se encontra abaixo dos 90% é a hora do almoço, cerca do meio-dia. A chuva vem também com frio, sendo que os termómetros vão oscilar entre os nove e os 11 graus.

Bragança

Se pensa ir votar durante a tarde de domingo em Bragança, saiba que a hora com maior previsão de chuva é às 15:00, abrandando a partir das 18:00. A manhã, por sua vez, pode ser uma boa opção para exercer o voto, já que pelas 09:00 não há probabilidade de precipitação. A temperatura mínima deve ser de seis graus e a máxima de sete.

Castelo Branco

As melhores horas para ir votar em Castelo Branco parecem ser logo às 09:00 ou às 18:00, alturas do dia em que há menor probabilidade de chuva - entre os 30 e os 40%. Já entre a hora do almoço e as 15:00 a previsão ultrapassa os 85%. As temperaturas vão variar entre os nove e os 11 graus.

Coimbra

Durante todo o dia de domingo, a previsão de chuva para Coimbra está acima dos 90%. Mas a partir das 18:00, a uma hora de as urnas fecharem, a probabilidade desce para os 85%. Os termómetros vão atingir os nove graus como temperatura mínima e os 12 como máxima.

Évora

A manhã de domingo em Évora vai ter sol e a previsão de chuva é reduzida (25%), pelo que pode ser uma altura favorável a ir exercer o voto. A precipitação deve intensificar-se e atingir os 89% pelas 15:00, voltando a descer por volta das 18:00. Pode ainda contar com temperaturas entre os 11 e os 14 graus.

Faro

Quase todas as alturas do dia podem ser boas opções para votar em Faro. A única previsão de chuva significativa surge às 15:00, com 41%. Entre os 13 e os 16 graus, as temperaturas também vão ser propícias a sair de casa para se dirigir ao local de voto e até apanhar sol.

Guarda

Na Guarda, domingo vai ser um dia de chuva. Começa com uma previsão de 60% às 09:00, sobe para os 88% entre as 12:00 e as 15:00 e volta a descer para os 60% às 18:00. O frio promete fazer-se sentir e um agasalho pode dar jeito no momento de ir votar, já que as temperaturas não vão variar muito – a mínima é de quatro graus e a máxima de seis.

Leiria

Votar em Leiria vai envolver muita chuva. Durante todo o dia, a previsão de chuva é superior a 93%, só descendo ao final da tarde. A partir das 18:00, a chuva abranda ligeiramente. As temperaturas vão andar entre os 11 e os 14 graus.

Lisboa

O início da manhã e o final da tarde vão ser os momentos com menos chuva na capital, cuja previsão não ultrapassará os 40%. Já entre a hora do almoço e a tarde os valores do IPMA rondam os 70%. As temperaturas não vão alterar, com uma média de 14 graus durante todo o período eleitoral.

Portalegre

Em Portalegre, a chuva vai fazer-se sentir principalmente entre as 12:00 e as 15:00. A altura do dia com menor previsão de precipitação vai acontecer pela manhã, contando até com alguns raios de sol. As temperaturas vão variar entre os sete e os 11 graus.

Porto

O Porto vai ter chuva intensa até meio da tarde, com previsões superiores a 84%. No final do tarde, a precipitação abranda ligeiramente. Os termómetros devem marcar a mesma temperatura ao longo de todo o período em que as urnas estão abertas – 12 graus.

Santarém

Em Santarém, a probabilidade de chuva é maior entre as 12:00 e as 15:00. Para ir votar, o início da manhã e o final da tarde são opções com menos precipitação, onde deve rondar os 55%. As temperaturas começam nos 12 graus e podem chegar aos 15.

Setúbal

Setúbal conta apenas com chuviscos às 09:00 e às 18:00, que se vão intensificando durante a tarde, com uma previsão de cerca de 63%. Os termómetros vão ser constantes no período eleitoral, rondando os 14 graus.

Viana do Castelo

Já Viana do Castelo conta com previsão de elevada precipitação durante todo o dia de domingo, ultrapassando os 80%. As temperaturas, à semelhança de Setúbal, vão ser constantes com 11 graus.

Vila Real

Tal como em Viana do Castelo, com mais de 80% de probabilidade, Vila Real também vai ter muita chuva ao longo de todo o período eleitoral. Os termómetros vão estar, no entanto, com temperaturas mais baixas, entre os seis e os nove graus.

Viseu

Às 18:00, está prevista 79% de probabilidade de chuva em Viseu. É o valor mais baixo de todo o dia de domingo, sendo que o restante período em que as urnas se encontram abertas têm uma previsão superior a 90%. As temperaturas vão variar entre os sete e os 10 graus.

Região Autónoma dos Açores

Melhores notícias para quem vai votar na Região Autónoma dos Açores. Vai chover, é verdade, mas apenas em algumas ilhas e nunca no período eleitoral. Já as temperaturas, e sabendo que o arquipélago tem um clima sempre ameno, devem oscilar entre os 12 e os 21 graus.

Região Autónoma da Madeira

Se nos Açores está bom, na Madeira está melhor ainda. Não vai chover de todo na ilha da Madeira e as temperaturas devem rondar mínimas de 15 graus e máximas de 21 graus. Já no Porto Santo chove um pouco de manhã, mas nunca depois das 09:00.

Meteorologia

Mais Meteorologia

Patrocinados