Inundações na Austrália causam pelo menos dois mortos e milhares de deslocados

Agência Lusa , AM
29 mar 2022, 07:27
Cheias na Austrália (EPA/Darren England)

Atual tempestade está a afetar o norte de Nova Gales do Sul e o sul de Queensland

Pelo menos duas pessoas morreram em inundações que voltaram a atingir o leste da Austrália, disseram as autoridades, que emitiram ordens para serem retiradas cerca de 14.500 pessoas em várias cidades.

A chuva forte e a tempestade de vento atingem a Austrália poucas semanas após as graves inundações que assolaram cidades como Lismore, cerca de 600 quilómetros a norte de Sydney, onde os trabalhos de limpeza ainda estavam em curso.

As atuais ordens de evacuação preventiva foram determinadas para Lismore, bem como para Ballina e outras cidades da região dos Northern Rivers, adiantaram esta terça-feira as autoridades.

O Gabinete de Meteorologia advertiu que fortes chuvas na costa norte de Nova Gales do Sul poderiam desencadear "inundações potencialmente colocam vidas em risco".

A atual tempestade está a afetar o norte de Nova Gales do Sul e o sul de Queensland, praticamente a mesma região atingida pelas inundações em finais de fevereiro e princípios de março, e que causaram 22 mortos.

O Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) advertiu num relatório divulgado no início deste mês que a Austrália irá enfrentar "impactos significativos" e "mudanças irreversíveis" nos seus sistemas naturais devido à crise climática.

Há anos que os peritos advertem que a Austrália irá sofrer cada vez mais de calor extremo e incêndios florestais como resultado das alterações climáticas, bem como do aumento do nível da água, risco de inundações e acidificação dos oceanos.

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados