Urgência pediátrica do Hospital de Chaves fecha na noite de domingo para segunda

Agência Lusa , BC
14 out 2023, 11:12
Urgência de Pediatria (AP Photo/Ipa Ibanez)

Crianças serão atendidas na urgência do Hospital de Vila Real

A urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai fechar entre as 20:00 de domingo e as 08:00 de segunda-feira, efetuando-se o atendimento na urgência de Vila Real, informou este sábado o centro hospitalar.

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) explicou hoje, em comunicado dirigido à população da área de influência da unidade hospitalar de Chaves, que o atendimento aos utentes em idade pediátrica se realiza naquela noite na urgência do hospital de Vila Real.

A área de influência daquele hospital corresponde aos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços.

O motivo apontado para este fecho é, mais uma vez, a dificuldade de recursos humanos para preencher as escalas de serviço.

O centro hospitalar especificou que a urgência pediátrica do Hospital de Chaves vai fechar entre as 20:00 de domingo e as 08:00 de domingo e este é já o sexto período, desde a Páscoa, em que este serviço fica fechado.

O mais recente aconteceu na primeira semana de outubro, entre os dias 02 e 09, altura em que o presidente da Câmara de Chaves, o socialista Nuno Vaz, se mostrou muito preocupado com o encerramento daquele serviço e exigiu ao Governo “soluções estáveis” para o futuro.

“Vejo sinais de preocupação. O primeiro sinal é que esta situação tem vindo em crescendo, ou seja, os períodos de indisponibilidade da urgência pediátrica têm vindo a aumentar, passaram de dois dias para sete ou mais. E a minha pergunta é o que vai acontecer no futuro? Que soluções é que estão a ser desenhadas para que situações desta natureza não se verifiquem com regularidade”, afirmou o autarca a 2 de outubro.

Entretanto, a petição ‘online’ “Contra o encerramento da pediatria do hospital de Chaves” já recolheu 4.242 assinaturas, com o autor do abaixo-assinado, não identificado, a considerar “inadmissível ter de percorrer mais de 100 quilómetros numa autoestrada paga para que os filhos sejam vistos por um pediatra numa situação de urgência”.

As cidades de Chaves e de Vila Real são ligadas pela autoestrada 24 (A24).

“É urgente que olhem pelo povo do interior. Também somos portugueses! Também pagamos os nossos impostos! Também contribuímos para o crescimento do nosso país”, pode ler-se ainda no texto.

Também os três deputados do PS eleitos pelo distrito de Vila Real entregaram uma pergunta no parlamento, dirigida ao ministro da Saúde, para saber quais as medidas previstas pelo conselho de administração do CHTMAD para evitar mais encerramentos da urgência pediátrica do hospital de Chaves.

Na primeira semana de outubro, militantes do PSD de Chaves manifestaram-se junto ao edifício hospitalar e lamentaram “mais este ataque às populações e a inoperância de quem está no poder, que nada fez, ou faz, para evitar esta situação, ou oferecer alternativas a quem precisa”.

Relativamente a mais este fecho, o CHTMAD solicita aos utentes que, no período de encerramento, não se desloquem à urgência pediátrica de Chaves sem contacto prévio com a Linha SNS 24 – 808 24 24 24 - que disponibilizará aconselhamento e encaminhamento em situação de doença e medicação.

O centro hospitalar acrescentou, através de um comunicado publicado na rede social Facebook, que, em caso de confirmação pela Linha SNS 24 da necessidade de deslocação à urgência pediátrica, os utentes deverão dirigir-se à urgência da unidade hospitalar de Vila Real do CHTMAD, que se mantém disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Em situações urgentes e/ou emergentes, o CHTMAD aconselha o contacto com o 112 e que se aguardem indicações por parte do operador.

O hospital de Chaves, instalado no Alto Tâmega, está integrado no CHTMAD, que tem sede social em Vila Real e agrega ainda a unidade hospitalar de Lamego.

País

Mais País

Patrocinados