Baixa de Lisboa "será só para residentes e carros eléctricos"

ECO - Parceiro CNN Portugal , Salomé Pinto
2 fev, 19:31
Lisboa

O vice-presidente da Câmara de Lisboa promete alterações substanciais ao esquema de circulação viária no coração da capital, a fim de se cumprirem as exigências ambientais

O vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia (CDS), que tem o pelouro da mobilidade, defende que, no futuro, a “circulação automóvel na Baixa de Lisboa será só para residentes e carros elétricos”, afirmou esta sexta-feira, em entrevista ao Público.

"Aquilo que temos visto é que é possível hoje, através de novas tecnologias — isso já acontece, por exemplo, em Madrid —, as pessoas irem ao território desde que se desloquem a um parque de estacionamento. Portanto, sabemos que o espaço público fica estrito aos residentes e também aos carros elétricos, como uma forma de diferenciar e encorajar a circulação de carros não-poluentes", detalhou.

O objetivo é “reduzir substancialmente o tráfego automóvel, a poluição e a deterioração da qualidade de vida”, sublinhou.

Anacoreta Correia recordou que Lisboa já tem duas zonas de emissões reduzidas (ZER), “onde há a proibição de circulação de carros anteriores a determinadas datas, mas isso não teve qualquer consequência”.

“O que eu quero é ter anéis na cidade que determinem quais são as medidas amigas do ambiente, nomeadamente para impedir a entrada de carros na cidade por não-residentes que sejam sobretudo poluentes. Essas medidas têm que ser calendarizadas, mas também têm que ser vigiadas. Não basta proclamar para apresentar os anéis”, afirmou sem apresenta.

Relacionados

País

Mais País

Patrocinados