“A casa móvel mais luxuosa do mundo”: entre no Elemment Palazzo Superior, uma caravana de dois andares com um lounge no teto

CNN , Kate Springer
19 ago 2023, 17:00
Camião quarto casa de luxo Foto Marchi Mobile Vienna

O termo "veículo de luxo" traz normalmente à mente Rolls-Royce Phantoms, Lamborghinis ou Ferraris.

Mas o que dizer de um veículo de recreio ultraextravagante? Entre no Elemment Palazzo Superior.

Não podemos censurá-lo se você decidir abrandar a velocidade - ou parar completamente – se vir na autoestrada esta caravana semelhante a uma nave espacial.

Concebido e projetado pela Marchi Mobile - uma subsidiária da Marchi Holding AG, uma empresa automóvel europeia especializada em veículos promocionais e camiões de cuidados de saúde - o Elemment Palazzo Superior não se parece com mais nada na estrada.

Considerada a “casa móvel mais luxuosa do mundo”, a inovadora caravana combina a inspiração dos automóveis desportivos, da aviação e dos iates para criar uma estética única.

Dependendo das configurações personalizadas, cada caravana custa entre dois e quatro milhões de dólares (entre 900 mil e 1,8 milhões de euros ao câmbio atual) e demora cerca de dois anos a construir.

Mario Marchi, fundador do Marchi Group e força criativa por detrás deste estradista de luxo. Robert Tober

“Honestamente, no início desenhei o Elemment para meu próprio prazer - foi um pouco egoísta. Estava farto do que era oferecido na indústria automóvel”, explica Mario Marchi, fundador do Grupo Marchi e força criativa por detrás da caravana, à CNN.

“Quase todos os veículos de recreio têm quase exatamente o mesmo design e a mesma funcionalidade - e eu não queria entrar nessa onda de cansaço e aborrecimento. Queria criar algo extraordinário e único.”

Fazer-se à estrada

A área da sala de estar tem um sofá envolvente, um televisor de ecrã LED de 42 polegadas, um armário de bar e um frigorífico para vinhos. Foto Marchi Mobile Viena

Originário de Viena, Áustria, Marchi sente que nasceu para desenhar automóveis.

“A minha primeira palavra na vida - antes de mãe e pai - foi automóvel. Obviamente, eu estava destinado a fazer isto”, afirma. “Adoro todos os tipos de veículos e sinto-me afortunado por trabalhar naquilo que mais me apaixona.”

O seu pai era proprietário de uma empresa de transportes rodoviários, onde ele conduzia grandes camiões enquanto se dedicava ao design de camiões de exposição.

A sua paixão pelo design levou-o a fundar em 2002 o Marchi Group.

“Esse foi realmente o início”, recorda. “Continuei a conceber veículos e a personalizar grandes camiões, a construir semi-reboques com extensões de espaço e reboques extensíveis - sempre a tentar inovar.”

Depois de se deparar com um protótipo de cabina de camião vanguardista do designer automóvel alemão Luigi Colani, que concebeu veículos futuristas para empresas como a BMW e a Volkswagen, Marchi decidiu dar vida à ideia.

“Esse protótipo inicial era quase impossível de conduzir porque não se prestou muita atenção à funcionalidade”, afirma. “Mas nós queríamos criar um veículo de luxo com um aspeto e uma condução fantásticos.”

Marchi começou a esboçar projetos para o Elemment em 2005, construiu o primeiro veículo feito à mão com uma equipa de engenheiros em 2010 e apresentou o primeiro modelo em 2012.

Desde então, a estética geral deste veículo (um RV) manteve-se consistente, mas tudo evoluiu, desde a grelha aos materiais e à linha de produção.

“Peça por peça, unidade por unidade, estamos de cada vez a melhorar o veículo“, afirma. “Cada veículo de recreio é fabricado por encomenda, pelo que podemos atualizar e inovar.”

Ao longo da última década, Marchi começou a utilizar robôs para montar as unidades, concebeu peças sobresselentes pós-venda para apoiar os clientes e substituiu a fibra de vidro original por fibra de carbono industrial, que é muito mais leve, resistente e durável.

“Como um cinema 4D”

O invulgar cockpit do Elemment Palazzo Superior está situado no segundo nível. Foto Marchi Mobile Vienna

Uma das primeiras coisas em que se repara no Elemment Palazzo Superior é a sua cabina futurista com um para-brisas gigante tipo “olho de inseto” e um banco do condutor muito elevado.

Inspirado nos helicópteros, o cockpit está situado no segundo andar da caravana - por isso, é quase como se se estivesse a voar sobre a estrada.

No interior, assemelha-se ao que se vê numa companhia aérea comercial, com as suas cadeiras de capitão e painel digital de instrumentos de aviação.

“Já conduzi todo o tipo de veículos na minha vida e tenho de dizer que esta é a melhor e mais impressionante experiência de condução”, afirma Marchi.

“É como estar dentro de um cinema 4D - temos uma visão de 180 graus à nossa volta, o que é fantástico.”

Além disso, o design aerodinâmico foi concebido para reduzir o consumo de combustível.

De acordo com Marchi, a caravana de 28 toneladas tem um coeficiente de arrasto (ou resistência ao vento) de 0,36, ou seja, uma eficiência de combustível cerca de 20% superior à de uma caravana típica do mesmo tamanho.

Em comparação, um automóvel desportivo médio tem um coeficiente de arrasto de 0,3.

Sinta-se em casa

“Somos muito flexíveis - os nossos clientes têm objetivos e gostos diferentes, por isso cada veículo que criamos é único”, diz Marchi sobre o Elemment Palazzo Superior. Foto Marchi Mobile Viena

Com cerca de 12-13 metros de comprimento e 2,6 metros de largura (ou 4,8 metros quando totalmente expandido), o RV apresenta janelas ovais inspiradas em vigias de iates, acabamentos cromados e o que Marchi descreve como “linhas de design de automóveis de corrida”.

O interior é igualmente impressionante, oferecendo 68 metros quadrados de espaço habitacional.

Os toques de luxo são abundantes, desde o aquecimento radiante do chão à iluminação ambiente, zonas de temperatura ajustável, uma kitchenette topo de gama, lareira e portas deslizantes automáticas.

Uma das características preferidas de Marchi é a área da sala de estar, que foi concebida para receber convidados com o seu sofá envolvente, televisão de ecrã LED de 42 polegadas, armário de bar adjacente e frigorífico para vinhos.

“A planta que criámos é extremamente confortável e foi concebida para que possa convidar amigos, mas continuar a ter espaço privado disponível”, acrescenta.

Feito para um rei

O quarto principal tem uma cama king-size fabricada por uma empresa que fornece colchões à família real britânica. Foto Marchi Mobile Vienna

Do outro lado da cozinha, uma discreta porta de correr abre-se para um espaçoso quarto principal.

Neste oásis privado, encontrará uma área de vestir, um televisor de ecrã grande, uma ampla arrumação e uma cama king-size fabricada pela Hypnos. Sediada em Inglaterra, a empresa familiar de quarta geração fornece camas e colchões à família real britânica.

“O interior em si é baseado principalmente nos meus gostos e nos padrões europeus”, diz Marchi. “É inspirado na história italiana, num estilo veneziano.”

O quarto principal também tem uma “sala de spa” separada com um chuveiro de efeito chuva e terapia de luz, que o faria sentir-se em casa num hotel de luxo.

Elevar o tejadilho

A cereja no topo do bolo é o Sky Lounge. Semelhante ao flybridge de um iate, este terraço no teto emerge do tejadilho da caravana através de um sistema de elevação automático.

Para facilitar o entretenimento na estrada, a Marchi pensou em tudo: mobiliário embutido, um sistema de som Steinway & Lyngdorf, aquecimento radiante do chão e um toldo.

E se estiver a faltar alguma coisa? Tudo pode ser personalizado, diz ele.

Alguns clientes querem uma sala de reuniões e cadeiras de capitão para fins comerciais; outros querem acrescentar um segundo quarto ou ajustar as opções de design de interiores.

“Somos muito flexíveis - os nossos clientes têm objetivos e gostos diferentes, pelo que cada veículo que criamos é único”, afirma Marchi.

Normalmente, os seus clientes tendem a ser indivíduos ou empresas com elevado património líquido. Alguns passam muito tempo na estrada a trabalhar ou preferem conduzir a voar, explica. Outras vezes, planeiam utilizar o veículo para eventos e fins promocionais.

“Muitos dos nossos clientes gostam apenas da sensação de conduzir esta nave espacial na estrada”, afirma. “Também trabalhamos com muitos colecionadores apaixonados que procuram algo totalmente diferente.”

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados