Segunda Liga: Liga e SJPF estabelecem salário mínimo

16 jun 2017, 12:09
Ao vivo

Novo valor vai-se fixar nos 974,75 euros

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol [SJPF] e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional [LPFP] chegaram a acordo esta sexta-feira para a fixação dos salários mínimos praticados nas competições profissionais para a época 2017/18. Na Segunda Liga, por exemplo, o vencimento mínimo vai fixar-se em 974,75 euros.

Apesar da retoma económica, muitos clubes debatem-se com problemas económicos estruturais. Tendo em conta essas dificuldades de carácter económico, a LPFP iniciou um projeto de sustentabilidade económica das sociedades desportivas alcançando um acordo com o Sindicato. Ambas as partes concordaram que, na próxima época desportiva, o salário mínimo para os jogadores que atuem na Segunda Liga vai corresponder a 1,75 vezes a Retribuição Mínima Mensal Garantida [RMMG] estabelecida pelo Governo português para os trabalhadores em geral. Esse valor multiplicado por 1,75 dá os 974,75 euros referidos anteriormente.

Este acordo também abrange os jogadores que atuem no Campeonato de Portugal na próxima temporada que vão receber 1,5 vezes mais a RMMG. Feitas as contas dá total de 835,5.

As duas entidades prevêem que este acordo assegure as condições de sustentabilidade aos clubes da Segunda Liga e, consequentemente, a proteção dos jogadores.

Patrocinados