"Se Putin vier ao Brasil ficaremos muito contentes", diz ministro dos Negócios Estrangeiros do país

27 dez 2023, 19:01
Mauro Vieira (Associated Press)

Mauro Vieira afirma que o governo do Brasil não tomaria "nenhuma iniciativa" para que o líder russo, alvo de um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional, fosse detido caso visite o país no próximo ano

Mauro Vieira, ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, afirmou que ficaria "muito contente" se Vladimir Putin decidir deslocar-se ao país em novembro de 2024, por ocasião da cimeira do G20.

"Se ele (Putin) quiser vir, nós estaremos muito contentes que esteja presente e nas reuniões do Brasil", disse Vieira à BBC News Brasil esta quarta-feira.

Uma eventual visita de Putin ao Brasil seria polémica, uma vez que o país é membro do Tribunal Penal Internacional, instituição que emitiu um mandado de detenção do presidente russo em março deste ano por alegados crimes cometidos durante a invasão da Ucrânia.

Mauro Vieira afirma, no entanto, que o Brasil não iria deter o líder russo. "Nós não tomaremos nenhuma iniciativa para que isso aconteça", confirmou o governante brasileiro, desvalorizando o eventual não cumprimento dos estatutos do TPI.

"Obrigado a cumprir? Não. Tem de haver a ordem. Senão seria como o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, que é sobre não proliferação e desarmamento e só se pensa no desarmamento, na proliferação ninguém dá importância. Enfim... não é assim. Cada circunstância é uma circunstância", afirmou o ministro brasileiro.

Brasil

Mais Brasil

Patrocinados