Os exemplos do Governo que mostram como pode poupar mais de 150 euros na prestação da casa

CNN Portugal , BCE
21 set 2023, 17:14
Habitação em Lisboa (Getty Images)

Nos dois exemplos, a poupança das famílias supera os 100 euros mensais

O Governo anunciou esta quinta-feira três medidas que visam mitigar o impacto da subida das taxas de juro, entre elas a redução e estabilização das prestações no crédito à habitação e o reforço da bonificação temporária de juros. Em conjunto, estas duas medidas podem significar uma poupança superior a 150 euros mensais, consoante o empréstimo das famílias.

No documento de apresentação das medidas, o executivo dá dois exemplos que mostram o impacto da redução da prestação e a bonificação de juros no bolso das famílias, quando aplicadas em conjunto.

O primeiro exemplo refere-se a um empréstimo de 100 mil euros a 30 anos, que tem hoje uma prestação mensal de 574,08 euros. Com a redução da prestação e a bonificação de juros, este devedor passará a pagar 431 euros. Uma redução de 143 euros mensais durante dois anos.

No segundo exemplo, o governo aplica a mesma lógica mas num crédito de 200 mil euros, que tem hoje uma prestação mensal de 1.148 euros. Neste caso, a nova prestação passa a ser de 995 euros, o que se traduz numa poupança de 152 euros mensais.

O Governo estima que 200 mil famílias possam vir a beneficiar do alargamento da bonificação dos juros e garante que "todos os créditos contratados até 15 de março" deste ano poderão beneficiar da redução da prestação dos créditos à habitação. Além disso, mantém-se ainda a suspensão da comissão por reembolso antecipado do empréstimo da casa até ao final de 2024.

Relacionados

Economia

Mais Economia

Patrocinados