Já imaginou voar a 1150 km/h? O jato comercial mais rápido do mundo atingiu velocidades supersónicas nos testes

CNN , Tamara Hardingham-Gill
28 mai 2022, 23:00
Global 8000

Quase duas décadas após a reforma do Concorde, houve finalmente um vislumbre de entusiasmo na corrida para retomar os voos comerciais supersónicos na segunda-feira, quando a fabricante de aviões Bombardier revelou conquistas de alta velocidade ao confirmar o lançamento do seu novo jato executivo.

A empresa canadiana revelou que a aeronave Global 8000 em desenvolvimento será "o jato comercial mais rápido e de maior alcance do mundo.”

Com capacidade para 19 passageiros, um alcance de 8.000 milhas náuticas (14.800 quilómetros) e uma velocidade máxima de Mach 0,94 (aproximadamente 1150 km/h), o futuro avião deverá entrar em serviço em 2025, de acordo com uma declaração da Bombardier.

A notícia chega após um veículo de teste da Global 7500 ter quebrado a barreira do som durante um voo de demonstração em maio passado, atingindo velocidades superiores a Mach 1,015.

Revelação supersónica

Uma reprodução do interior da aeronave Global 8000, que está atualmente a ser desenvolvida pelo fabricante de jatos comerciais Bombardier.
Bombardier Aviation

A aeronave, acompanhada por um avião de perseguição F/A-18 da NASA, também se tornou o primeiro avião da categoria de Transporte a voar supersónico com combustível de aviação sustentável (SAF) como resultado do voo, declarou a Bombardier.

"A aeronave Global 8000 aproveita os excelentes atributos da aeronave Global 7500, proporcionando aos nossos clientes uma aeronave emblemática de uma nova era", afirmou Éric Martel, presidente e CEO da Bombardier, numa declaração divulgada na segunda-feira.

Os testes de voo para a Global 8000 já começaram nos veículos de teste de voo da Global 7500. A Bombardier diz que a próxima aeronave terá também uma altitude de cabine equivalente a 2.900 pés.

Nova Era

O futuro avião foi descrito como sendo "o jato comercial mais rápido e de maior alcance do mundo construído propositadamente.”
Bombardier Aviation

A Global 8000 é apenas um dos muitos desenvolvimentos nos numerosos esforços para aumentar a velocidade dos aviões comerciais mais de duas décadas após a reforma do Concorde.

No ano passado, a United Airlines anunciou que poderia estar a oferecer rotas supersónicas já em 2029, após ter conseguido um acordo para a compra de 15 jatos supersónicos.

Entretanto, a Boom Supersonic, com sede no Colorado, tem vindo a completar testes em terra no X-B1, a aeronave protótipo para o seu jato Overture, concebido para acomodar entre 65 e 88 pessoas, que visa voar em mais de 500 rotas principalmente transoceânicas que beneficiarão das velocidades da aeronave Mach-2.2.

Infelizmente, a start-up de aviação Aerion, com sede na Florida, entrou em colapso meses após ter revelado planos para um avião comercial Mach 4+ chamado Aerion AS3 no ano passado.

Viagens

Mais Viagens

Na SELFIE

Patrocinados