Quase duas décadas após a reforma do Concorde, houve finalmente um vislumbre de entusiasmo na corrida para retomar os voos comerciais supersónicos na segunda-feira, quando a fabricante de aviões Bombardier revelou conquistas de alta velocidade ao confirmar o lançamento do seu novo jato executivo.
A empresa canadiana revelou que a aeronave Global 8000 em desenvolvimento será "o jato comercial mais rápido e de maior alcance do mundo.”
Com capacidade para 19 passageiros, um alcance de 8.000 milhas náuticas (14.800 quilómetros) e uma velocidade máxima de Mach 0,94 (aproximadamente 1150 km/h), o futuro avião deverá entrar em serviço em 2025, de acordo com uma declaração da Bombardier.
A notícia chega após um veículo de teste da Global 7500 ter quebrado a barreira do som durante um voo de demonstração em maio passado, atingindo velocidades superiores a Mach 1,015.
Revelação supersónica
Bombardier Aviation
A aeronave, acompanhada por um avião de perseguição F/A-18 da NASA, também se tornou o primeiro avião da categoria de Transporte a voar supersónico com combustível de aviação sustentável (SAF) como resultado do voo, declarou a Bombardier.
"A aeronave Global 8000 aproveita os excelentes atributos da aeronave Global 7500, proporcionando aos nossos clientes uma aeronave emblemática de uma nova era", afirmou Éric Martel, presidente e CEO da Bombardier, numa declaração divulgada na segunda-feira.
Os testes de voo para a Global 8000 já começaram nos veículos de teste de voo da Global 7500. A Bombardier diz que a próxima aeronave terá também uma altitude de cabine equivalente a 2.900 pés.
Nova Era
Bombardier Aviation
A Global 8000 é apenas um dos muitos desenvolvimentos nos numerosos esforços para aumentar a velocidade dos aviões comerciais mais de duas décadas após a reforma do Concorde.
No ano passado, a United Airlines anunciou que poderia estar a oferecer rotas supersónicas já em 2029, após ter conseguido um acordo para a compra de 15 jatos supersónicos.
Entretanto, a Boom Supersonic, com sede no Colorado, tem vindo a completar testes em terra no X-B1, a aeronave protótipo para o seu jato Overture, concebido para acomodar entre 65 e 88 pessoas, que visa voar em mais de 500 rotas principalmente transoceânicas que beneficiarão das velocidades da aeronave Mach-2.2.
Infelizmente, a start-up de aviação Aerion, com sede na Florida, entrou em colapso meses após ter revelado planos para um avião comercial Mach 4+ chamado Aerion AS3 no ano passado.