Histórico: Leverkusen vence e é campeão alemão pela primeira vez

14 abr, 18:21

Farmacêuticos confirmam fim da grande hegemonia do Bayern de Munique em equipa liderada por um fantástico Xabi Alonso

É um feito histórico e há muito esperado, mas que se materializou este domingo. O Bayer Leverkusen é campeão da Alemanha pela primeira vez na sua história, colocando fim a um reinado do Bayern de Munique, que era campeão há onze anos seguidos, naquela que ear a maior hegemonia do futebol mundial.

A história começou a confirmar-se aos 25 minutos, quando Boniface converteu uma grande penalidade na partida contra o Werder Bremen, perante uma Bay Arena completamente lotada, e onde a magia se viveu desde antes do apito inicial.

Granit Xhaka deu mais descanso, marcando aos 60 minutos, para Florian Wirtz, uma das estrelas, senão A estrela, da equipa, aos 68 minutos, confirmar o que todos já esperavam. O mesmo Florian Wirtz ainda voltaria a marcar aos 83 e aos 90+1 minutos, para selar o título com uma goleada por 5-0.

Com um muito cobiçado Xabi Alonso ao leme – até já disse que continua para o ano – e juntando figuras como o ex-benfiquista Alex Grimaldo ou o prodígio Florian Wirtz, os farmacêuticos alcançaram o céu, lançando uma festa que pode ser ainda maior esta época.

É que o Leverkusen também está na final da Taça da Alemanha, onde é amplamente favorito em relação ao Kaiserslautern, da segunda divisão. Além disso está também bem encaminhado para as meias-finais da Liga Europa, depois de ter vencido o West Ham por 2-0 na primeira mão dos quartos de final.

Caso consiga mesmo ir até ao fim de tudo isto será uma época ainda mais histórica. É que em toda a sua vida o Bayer Leverkusen apenas conquistou três troféus: uma segunda liga alemã (1978/79), uma Taça da Alemanha (1992/93) e uma Taça Uefa (1987/88). Há mais de trinta anos, portanto, que não ganha nada.

Desportos

Mais Desportos

Patrocinados