Morreu o comediante australiano Barry Humphries

CNN , Helen Regan
22 abr 2023, 16:46
Edna Everage

O comediante australiano Barry Humphries, mais conhecido pela sua personagem drag Edna Everage, morreu aos 89 anos de idade.

"Ele foi completamente ele próprio até ao fim, nunca perdendo a sua mente brilhante, a sua inteligência única e generosidade de espírito", disse a sua família numa declaração, de acordo com o Sydney Morning Herald.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, prestou homenagem num tweet, chamando-o de "sagaz, satírico, escritor e absolutamente único".

O apresentador tinha sido readmitido no hospital na quarta-feira por complicações após uma cirurgia à anca no mês passado, informou o Sydney Morning Herald. Humphries tinha uma prótese na anca após uma queda em fevereiro.

Nascido em Melbourne, Austrália, em 1934, Humphries criou a personagem da dona de casa Edna Everage em 1955 como uma sátira social. A personagem tornou-se um grande sucesso nos anos 70, quando Humphries levou a atuação para o West End de Londres e apareceu numa série de produções e programas de televisão.

Antes de Edna se tornar "famosa", Humphries apareceu em numerosas produções do West End, incluindo "Oliver" e "Maggie Way", nos anos 60.

Conhecida pelo seu cabelo de cor lilás, óculos de gato incrustados com diamantes e frases como "Hello Possums!", Edna rapidamente se tornou um tesouro nacional.

Durante os anos 70, 80 e 90, Humphries participou numa série de talk shows de televisão, especiais e filmes, como Dame Edna e os seus outros alter-egos Les Patterson e Sandy Stone, entre eles The Dame Edna Experience, em 1987.

Barry Humphries e a mulher, Elizabeth Spender, em 2021 (Foto: David M. Benett/Dave Benett/Getty Images)

Humphries, cuja ilustre carreira se estendeu por mais de 60 anos, foi galardoado várias vezes. Em 1982, Humphries foi nomeado Oficial da Ordem da Austrália (OA) para serviços de teatro e em 2007 a rainha nomeou-o Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) pela sua contribuição para as artes.

Em 2000, Humphries ganhou um Prémio Especial Tony pelo seu espetáculo da Broadway "Dame Edna, The Royal Tour", entrando oficialmente no mercado dos EUA. Também apareceu como Edna no drama norte-americano "Ally McBeal" em 2001.

Ator, realizador e argumentista, Humphries foi também autor de vários livros, romances, autobiografias e peças de teatro, e foi um apaixonado pintor paisagista.

Em 2011, Humphries apareceu na CNN como Dame Edna ao lado de Piers Morgan para fazer comentários sobre o casamento real do príncipe William e Kate Middleton, dizendo "Estou um bocadinho aborrecido".

Humphries percorreu o Reino Unido em 2022, com 88 anos de idade, contando as suas histórias de vida, num espetáculo chamado "The Man Behind the Mask" (O homem por detrás da máscara).

A sua carreira também teve controvérsia. Em 2019, o Festival Internacional de Comédia de Melbourne retirou o seu prestigioso Prémio Barry, com o nome do comediante, na sequência de comentários controversos que Humphries fez ao Spectator no ano anterior em relação aos transexuais, de acordo com a filial da CNN 7 News. Numa entrevista com o jornal, Humphries criou polémica ao descrever ser transgénero como uma "moda".

Humphries negou mais tarde ser transfóbico e disse que os comentários tinham sido retirados do contexto.

Humphries deixa uma esposa, Lizzie Spender, e quatro filhos.

Artes

Mais Artes

Patrocinados