ASAE apanha milhares de litros de óleo alimentar que estavam a ser vendidos como azeite

8 abr, 15:25
Os especialistas têm indicadores para determinar se o seu azeite tem os benefícios para a saúde que procura. Angel Garcia/Bloomberg Creative/Getty Images

Autoridade detetou "em flagrante delito" a comercialização de um produto com indicação de 'azeite'. Apreendeu 2.510 litros de óleo alimentar, centenas de rótulos falsificados e uma viatura de mercadorias

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 2.510 litros de azeite falsificado, em várias regiões do país, nomeadamente Portalegre, Beja e Silves.

A ASAE indicou esta segunda-feira, em comunicado, que apreendeu também centenas de rótulos, uma viatura de mercadorias e diversa documentação probatória e indiciária, tudo avaliado num valor aproximado de 29 mil euros.

Foram ainda instaurados dois processos-crime por fraude sobre mercadorias, adiantou o comunicado.

Segundo a entidade, foram realizadas colheitas de amostras do produto - óleo alimentar - que serão analisadas no Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, para a realização das respetivas análises físico-químicas e sensoriais.

A ASAE, no âmbito da sua missão na proteção de produtos nacionais e de combate às práticas fraudulentas, realizou esta operação através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora.

A ação foi direcionada à “verificação da autenticidade e qualidade do azeite que se encontrava a ser comercializado nos distritos de Portalegre, Beja e no concelho de Silves”, acrescentou a ASAE, frisando que “visaram operadores económicos com ligações comerciais entre si”.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência, tendo os factos sido comunicados à Autoridade Judiciária.

A ASAE alerta os consumidores para estarem atentos a ofertas deste produto com preço abaixo do expectável, induzindo o consumidor em erro com objetivo de serem comercializadas outras substâncias oleicas como azeite

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados