Estas são as companhias aéreas de bandeira mais pequenas do mundo

CNN , Jacopo Prisco
7 abr, 15:00
O A319-100 da Air Albania chega ao Aeroporto Internacional de Tirana, em 2020. Florion Goga/Reuters

O que é uma companhia aérea de bandeira? Embora não exista na aviação uma definição oficial, uma companhia aérea de bandeira é geralmente a mais representativa de um país e que voa para o maior número de rotas internacionais.

A maioria dos países tem uma transportadora aérea de bandeira, e alguns até mais do que uma, como os Emirados Árabes Unidos, servidos pela Etihad e pela Emirates. Outros não têm companhia aérea oficial, como os Estados Unidos - a Pan Am foi a última companhia aérea norte-americana que muitos consideravam uma transportadora de bandeira, até cessar atividade em 1991.

"Não existe um padrão que defina uma companhia aérea de bandeira, mas linhas comuns incluem a propriedade estatal ou apoio governamental, uma referência ao país no nome da marca da companhia aérea e, normalmente, o monopólio ou uma posição dominante nos mercados internacionais de viagens aéreas desse país", explica Gary Crichlow, analista de aviação na empresa de consultoria AviationValues.

"Em muitos aspetos, as maiores e mais desenvolvidas companhias aéreas ultrapassaram-nas, tornando-se marcas globais. Mas, no outro extremo do espectro, as companhias aéreas de bandeira continuam a ser muito importantes. A composição da sua frota e o foco nas rotas internacionais tendem a refletir uma combinação da sua posição geográfica, bem como em regiões onde os laços culturais e económicos são mais fortes."

Por exemplo, diz Crichlow, as operações internacionais de pequenas companhias aéreas das Caraíbas, como a Aruba Airlines, a Cayman Airways, a Bahamasair e a Surinam Airways, estão quase totalmente centradas no serviço ao turismo e à diáspora nos Estados Unidos, e a sua relativa proximidade significa que podem operar essas rotas com aviões mais pequenos do que os 737 ou os A320.

Da mesma forma, no Pacífico, o único 737 da Air Vanuatu e os A320 da Solomon Airlines concentram-se sobretudo em voos para a Austrália.

Mas em países mais pequenos, as companhias aéreas de bandeira são, naturalmente, mais pequenas, e nem todas estão equipadas para rotas de longo curso. Vejamos algumas das transportadoras mais pequenas do mundo no que respeita a dimensão da frota.

Air Albania (Albânia)

Dimensão da frota: 3

A servir atualmente cinco destinos, a partir do seu centro de operações na capital da Albânia, Tirana, a Air Albania opera uma frota exclusivamente Airbus, composta por um A319 e dois A320, que já tinham servido outras companhias aéreas e se aproximam dos 15 anos de serviço.

Foi fundada em 2018, após um período de vários anos durante o qual o país dos Balcãs não teve uma companhia aérea de bandeira. A Turkish Airlines - a transportadora aérea de bandeira da Turquia - detém 49% da empresa.

Air Burkina (Burkina Faso)

Dimensão da frota: 3

Fundada em 1967, a Air Burkina opera uma frota de dois E-195 e um E-175 - elegantes jatos regionais produzidos pelo fabricante Brasileiro Embraer - com quatro lugares de cada lado e capacidade para apenas uma centena de passageiros.

Com a bandeira do Burkina Faso, um país da África Ocidental sem costa marítima, com cerca de 20 milhões de habitantes, a companhia aérea oferece destinos para capitais próximas, como Lomé no Togo, Dakar no Senegal e Acra no Gana.

Air Marshall Islands (Ilhas Marshall)

Dimensão da frota: 3

As Ilhas Marshall situam-se sensivelmente a meio caminho entre o Havai e a Austrália, no Oceano Pacífico, e são constituídas por cinco ilhas e 29 atóis, o mais famoso dos quais - Bikini - foi local de vários testes nucleares dos Estados Unidos entre 1946 e 1958.

A companhia aérea foi fundada em 1980, um ano após a independência do país, e opera um Bombardier Dash-8 de fabrico canadiano (34 passageiros) e dois Dornier 228 de fabrico alemão (18 passageiros cada). Oferece serviços diários entre Majuro, a capital, e os atóis e ilhas periféricas do país.

Aruba Airlines (Aruba)

Dimensão da frota: 2

Aruba é um destino de férias popular nas Caraíbas. Juan Carlos Hernandez/ZUMA Press

Aruba, um pequeno paraíso tropical ao largo da costa da Venezuela, é um país insular constituinte do Reino dos Países Baixos. É servido por uma única companhia aérea, que é também a sua transportadora de bandeira, e opera um Airbus A320 e um A321.

Fundada em 2006, a Aruba Airlines voa para vários destinos, incluindo Medellín na Colômbia, Georgetown na Guiana e Miami na Florida, EUA.

BermudAir (Bermudas)

Dimensão da frota: 2

Lançada em 2023, a BermudAir foi a primeira companhia aérea a estabelecer-se nas Bermudas, um território ultramarino britânico autónomo e um arquipélago com mais de 170 ilhas e ilhéus no Oceano Atlântico Norte. Opera dois Embraer E-175, que pertenceram anteriormente à companhia aérea regional britânica Flybe, e oferece ligações a um pequeno número de destinos nos EUA, incluindo Boston e Fort Lauderdale.

Cabo Verde Airlines (Cabo Verde)

Dimensão da frota: 2

Um Boeing 737 da TACV Cabo Verde Airlines descola de Lisboa em 2013. Fabrizio Gandolfo/SOPA Images/LightRocket/Getty Images

Opera apenas dois aviões - um Boeing 737 MAX 8 novinho em folha e um 737-700 ligeiramente mais antigo - mas existe desde 1958, altura em que se chamava TACV - Transportes Aéreos de Cabo Verde.

Em 2018, a companhia passou a denominar-se Cabo Verde Airlines. e serve destinos nas Américas, Europa e África para a nação insular de apenas 500.000 habitantes.

Czech Airlines (Chéquia)

Dimensão da frota: 2

Entre as companhias aéreas mais antigas do mundo está a Czech Airlines, fundada em 1923, que atualmente apenas opera duas aeronaves - dois Airbus A320 - depois de ter declarado falência em 2021 e de ter passado por uma reestruturação significativa.

Atualmente, oferece voos apenas para Madrid e Paris, a partir de Praga, mas estão disponíveis vários outros destinos através de companhias aéreas parceiras. Apenas quatro outras companhias aéreas em atividade são mais antigas do que a Czech: KLM, Avianca, Qantas e Aeroflot.

Fly Arna (Arménia)

Dimensão da frota: 1

Embora atualmente não esteja a operar, devido a "revisões operacionais", a Fly Arna é, desde 2021, a transportadora aérea nacional da República da Arménia, um país sem costa marítima com três milhões de habitantes, que faz fronteira com a Turquia, a Geórgia, o Azerbaijão e o Irão.

A sua frota inclui um único Airbus A320-214 que esteve anteriormente, e durante mais de uma década, ao serviço da Air Arabia, uma companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, que detém uma grande participação na Fly Arna. Os seus destinos incluem Bagdade, Teerão e Moscovo.

Sudan Airways (Sudão)

Dimensão da frota: 2

A Sudan Airways está proibida de voar para a União Europeia desde 2010.  Aviation-images.com/Universal Images Group/Getty Images

A transportadora nacional do Sudão, país do nordeste de África, é outra com uma longa história, desde que foi fundada em 1946. Na sequência de dois acidentes - um em 2003, que provocou 116 mortes, e outro em 2008 com 30 vítimas mortais - a companhia aérea foi impedida de voar pelo seu próprio governo e mais tarde proibida de voar na União Europeia em 2010. Atualmente, a sua frota é composta por um Boeing 737 e um Airbus A320.

Surinam Airways (Suriname)

Dimensão da frota: 3

Um Boeing 737-300 da Surinam Airways prepara-se para partir do Aeroporto Internacional de Miami. Fabrizio Gandolfo/SOPA Images/LightRocket/Getty Images

Fundada em 1953, a Surinam Airways serve o Suriname, um país no norte da América do Sul com 630.000 habitantes. Opera dois Boeing 737-800 e um A340, e liga a capital do país, Paramaribo, a Amesterdão, Miami e Aruba, entre outros destinos.

Antes da pandemia, também operava um 777, alugado à Boeing, mas foi devolvido em 2021 e, desde então, tornou-se o ecoDemonstrator da Boeing, uma aeronave que apresenta novas tecnologias de aviação sustentável.

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