Estrangeiros adoram viajar de autocaravana por Portugal. Aluguer de viaturas disparou este ano

16 dez 2022, 11:23
Autocaravana (Foto: Alan Billyead/Unsplash)

A procura de autocaravanas em Portugal chegou mesmo a superar a oferta em alguns meses. Quase metade dos interessados são cidadãos estrangeiros, mas o público português começa a aderir cada vez mais

O aluguer de autocaravanas em Portugal disparou no último verão, segundo a plataforma de autocaravanismo Yescapa.

Enquanto em 2021 a plataforma registou 2.760 viagens entre maio e junho, por exemplo, em 2022 este número disparou 58% em igual período, para 4.380 viagens realizadas no país. Dentro do número de viagens realizadas, 45% das reservas foram feitas por cidadãos estrangeiros em Portugal, nomeadamente, alemães, franceses, espanhóis e italianos, indica a start-up.

Por sua vez, também o público português começa a demonstrar uma maior aderência a esta prática, tendo sido registado um “aumento significativo” face a 2021. Em Portugal, o perfil dos viajantes caracteriza-me por pessoas entre os 30 e os 50 anos, nomeadamente casais, casais com filhos e grupos de amigos.

No conjunto dos oito países europeus em que a Yescapa opera (França, Portugal, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Suíça, Bélgica e Itália), a plataforma de autocaravanismo registou 30 mil pedidos de aluguer entre junho e agosto.

A plataforma conta com 15 mil veículos disponíveis, dos quais mais de 1000 estão disponíveis em Portugal. A taxa de ocupação nos meses de verão foi de 87%, mas, segundo a Yescapa, em alguns meses do ano a procura superou mesmo a oferta, pelo que este “boom” traduziu-se num crescimento anual de 40% do volume de reservas.

Para a empresa, o motivo deste crescimento prende-se com o facto de Portugal se ter “consolidado nos últimos anos como um dos países preferidos para a prática e um dos mercados com mais procura como destino turístico”. Para a plataforma, os estrangeiros procuram em Portugal o clima ameno, que permite viajar em qualquer altura do ano, a própria forma geográfica do país de fácil travessia, a gastronomia e a atratividade a nível financeiro, quando comparado com outros países europeus.

Empresas

Mais Empresas

Patrocinados