Pelo menos sete mortos em esfaqueamento num centro comercial na Austrália

13 abr, 08:20

Entre os mortos está o atacante, que foi abatido pela polícia no local

Pelo menos sete pessoas morreram, este sábado, num centro comercial, em Sydney, na Austrália, depois de um homem ter atacado várias pessoas com uma faca. O suspeito foi abatido no local pela polícia. 

Sete pessoas estão feridas em estado crítico. 

O ataque correu no centro comercial Westfield, em Bondi Junction, em Sydney, que foi encerrado, tendo a polícia australiana aconselhado as pessoas a evitarem a zona. 

Segundo o comissário da polícia, Anthony Cooke, várias pessoas foram transportadas para o hospital com ferimentos. 

A polícia australiana garante que o homem atuou sozinho e que, de momento, já não existe qualquer ameaça no local.

Anthony Cooke diz ainda que as motivações ainda não são conhecidas, mas não descarta a possibilidade de se tratar de um ataque terrorista.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, afirmou que o autor do ataque parece ter agido sozinho.

“Para todos nós, esta noite, as cenas terríveis em Bondi Junction [nome do centro comercial em Sydney] estão para além das palavras e da compreensão”, sublinhou Albanese numa conferência de imprensa.

Imagens de câmaras de vigilância transmitidas pela imprensa australiana mostram um homem, cerca das 16:00 locais (07:00 em Lisboa), a empunhar uma grande faca já dentro do centro comercial, podendo observar-se também várias pessoas feridas no chão.

De acordo com testemunhas no local, entrevistadas pelo canal de televisão australiano Channel 9, uma mãe e o filho de nove meses foram esfaqueados. A mãe acabou por perder a vida no hospital. 

Este tipo de ataque é raro na Austrália.

Em novembro de 2018, um indivíduo armado com uma faca matou uma pessoa e feriu outras duas numa rua de Melbourne antes de ser morto a tiro pela polícia. O crime foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados