Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Putin diz que não vai anunciar um cessar-fogo na Ucrânia

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-07-04

O que está a acontecer

  • As forças ucranianas retiraram-se de uma parte de Chasiv Yar. "O comando recuou para posições mais protegidas", anunciou fonte militar. Esta cidade é uma das mais estratégicas durante a guerra - está a 20 quilómetros de Bakhmut e , pela sua elevação, pode ser um ponto fulcral para o desenvolvimento da situação na região de Donetsk.

  • Durante a noite, a Rússia lançou 22 drones Shahed contra posições no centro e no norte da Ucrânia, mas as defesas anti-aéreas intercetaram quase todos - em 22, sobrou um.

  • Duas pessoas morreram durante ataques russos na região de Zaporizhzhia, que tem vindo a ser regularmente palco de ataques, um dos quais matou sete pessoas e feriu cerca de 40 no final de junho. Embora o exército russo ocupe vastas áreas desta região no sul do país, não tem o controlo total.
     
  • Novo primeiro-ministro dos Países Baixos reafirma apoio à Ucrânia. Putin diz a Xi que conversas de paz sem a Rússia são fúteis
2024-07-02
08:28

Moscovo abate cinco caças ucranianos no aeródromo de Myrhorod

O ministério da Defesa da Rússia afirmou que destruiu cinco caças SU-27 ucranianos e danificou outros dois no aeródromo de Myrhorod, na região ucraniana de Poltava, com mísseis Iskander-M.

O Ministério publicou imagens do ataque que mostram fumo e chamas a sair de um aeródromo. "Como resultado do ataque russo, cinco caças SU-27 foram destruídos e dois ficaram danificados", afirmou o ministério. A Rússia tem como alvo os aeródromos ucranianos no momento em que Kiev se prepara para receber os primeiros F-16 concebidos pelos Estados Unidos, que Moscovo prometeu destruir.

Siga ao minuto:

2024-07-04
17:00

Putin diz que leva "muito a sério" intenção de Trump em terminar a guerra

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que leva "muito a sério” as declarações do candidato presidencial norte-americano Donald Trump sobre o rápido fim do conflito entre Moscovo e Kiev caso seja eleito.

"O Sr. Trump, como candidato presidencial, diz que está pronto e disposto a parar a guerra na Ucrânia. Levamos tudo isto muito a sério", declarou o Presidente russo durante uma conferência de imprensa em Astana.

"Claro que não conheço as suas possíveis propostas sobre como ele pretende fazer isso. E claro que essa é uma questão fundamental. Mas não tenho dúvidas de que fala com sinceridade e nós apoiaremos", prosseguiu.

2024-07-04
16:26

Putin mantém preferência por Biden na corrida às presidenciais dos EUA

O presidente russo, Vladimir Putin, diz que mantém a sua preferência por Joe Biden na corrida eleitoral para as presidenciais dos EUA, mesmo depois de ter visto "fragmentos" do debate com Donald Trump.

Questionado por um jornalista da televisão estatal russa sobre qual dos dois candidatos preferia que ganhasse as eleições norte-americana, Putin respondeu que "nada mudou" na sua preferência por Joe Biden.

"Vi alguns fragmentos [do debate]. Mas tinha mais que fazer", disse, citado pela Sky News.

2024-07-04
15:50

Medvedev diz que 190 mil recrutas já assinaram contrato com o exército em 2024

Cerca de 190 mil recrutas assinaram contrato com o Ministério da Defesa em 2024, anunciou o antigo presidente da Rússia, Dmitry Medvedev.

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia disse que isso significa uma média de mil pessoas por dia.

A Rússia vai continuar a encorajar este tipo de movimento, disse ainda o responsável.

2024-07-04
15:10

Putin diz que não vai anunciar um cessar-fogo na Ucrânia

O presidente russo garantiu que o Kremlin não irá anunciar qualquer cessar-fogo. "Precisamos de ver passos irreversíveis pela Ucrânia, sem esses passos um cessar-fogo é impossível". 

Num discurso, durante uma conferência em Astana, Cazaquistão, sublinhou ainda que Moscovo está pronta para começar a produzir mísseis de alcance intermédio.

Putin afirmou também que é "inútil" para a Rússia tentar apelar ao parlamento ucraniano para um cessar-fogo.

2024-07-04
14:21

Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Polónia em visita a Kiev

O Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Polónia, Wiesław Kukuła, esteve em Kiev para se encontrar com o líder das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi. "O general visitou a Ucrânia a convite do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia. Trata-se de mais um importante encontro entre os dois comandantes, que demonstra a solidariedade e a cooperação entre a Polónia e o nosso vizinho oriental face à agressão russa", refere o comunicado.

2024-07-04
13:05

Míssil russo danifica infraestrutura energética em Poltava

Um míssil russo atingiu a região de Poltava, danificando uma infraestrutura de gás natural, anunciou o Ministério da Energia.

Na sequência do mesmo ataque uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas.

Uma outra infraestrutura não especificada e uma das sedes da empresa Ukrgasvydobyvannia também foram danificadas no mesmo ataque.

As forças ucranianas já tinham anunciado o abate de um míssil russo naquela região, mas o governador indicou que havia destroços.

2024-07-04
12:40

Navios de guerra russos e chineses encontram-se para patrulha conjunta

A corveta militar russa "Sovershenny" encontrou-se com navios de guerra chineses no Estreito da Coreia para efetuar patrulhas conjuntas na região Ásia-Pacífico, informou a agência noticiosa estatal russa TASS, citando a frota russa do Pacífico.

2024-07-04
11:44

Modi visita Moscovo na próxima semana para se encontrar com Putin

O primeiro-ministro da Índia Narendra Modi visitará a Rússia em 8 e 9 de julho para negociações com o presidente Vladimir Putin, informou o Kremlin na quinta-feira. Putin e Modi vão discutir as perspetivas de desenvolvimento dos laços bilaterais, bem como questões internacionais e regionais, afirmou o Kremlin.

2024-07-04
09:30

Irão e Rússia mais perto de acordo global de cooperação bilateral

O presidente russo, Vladimir Putin, encontrou-se com Mohammad Mokhber, o presidente interino do Irão, à margem da cimeira da Organização de Cooperação de Xangai, em Astana, Cazaquistão. Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Moscovo e Teerão têm vindo a negociar um acordo global de cooperação bilateral, que reflete a "subida sem precedentes" dos laços bilaterais.

2024-07-04
09:15

A Rússia tem usado as redes sociais para desestabilizar a campanha legislativa francesa, alerta estudo

As campanhas de desinformação russas estão a usar as redes sociais para desestabilizar a campanha para as legislativas francesas, lê-se num estudo do Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS) francês centrado exclusivamente no X. O estudo, publicado a 30 de junho, identifica algumas das estratégias de perturbação digital do Kremlin durante a campanha para as eleições legislativas.

"O problema de Putin é simples: como fazer com que as comunidades políticas que se opõem ao seu domínio percam as eleições?", lê-se no estudo. "A frente republicana [partidos que, durante o período eleitoral, se opõem ao Reagrupamento National, de extrema-direita, uma vez que este é visto como defendendo valores anti-republicanos] é o último obstáculo antes de um partido pró-Putin chegar ao poder [em França]", disse David Chavalarias, diretor de investigação do CNRS e autor do estudo, ao Euractiv.

"E está a desmoronar-se, minado por certas ações de curto e longo prazo tomadas pelo Kremlin, como a exploração do conflito israelo-palestiniano", acrescentou.  Algumas das estratégias utilizadas pelo Kremlin incluem a difusão de mensagens destinadas a "normalizar a extrema-direita", "idealmente até que os seus apoiantes possam afirmar que rejeitam o prefixo 'extremo', que é o que a RN está a fazer", refere ainda o estudo.

Outra estratégia, de acordo com a mesma investigação, consiste em modular a perceção do La France Insoumise (LFI) com a emergência do 'islamo-esquerdismo' - um termo que, de acordo com o estudo, também foi apresentado pelo Kremlin -, ou a deslegitimação do poder de Emmanuel Macron, através de publicidade direcionada, ou mesmo a promoção de sites falsos", afirma David Chavalarias.

2024-07-04
08:47

Ucrânia confirma retirada das suas forças de Chasiv Yar, cidade estratégica da guerra. "Tornou-se impraticável"

As forças ucranianas retiraram-se de uma parte de Chasiv Yar, na região oriental de Donetsk, disse o porta-voz militar na televisão nacional na quinta-feira. "Tornou-se impraticável manter o controlo do canal depois de o inimigo ter entrado nele, porque ameaçava a vida e a saúde dos nossos militares e as nossas posições foram destruídas", disse Nazar Voloshyn. "O comando decidiu recuar para posições mais protegidas e preparadas, mas mesmo aí o inimigo não pára as suas ações de combate", acrescentou.

Trata-se de uma cidade a 20 quilómetros de Bakhmut e que, pela sua elevação, pode ser um ponto estratégico fulcral para o desenvolvimento da situação na região de Donetsk.

2024-07-04
08:39

Rússia ataca norte e centro da Ucrânia com 22 drones Shahed. Defesas anti-aéreas destroem quase todos

A Ucrânia abateu 21 dos 22 drones Shahed, de fabrico iraniano, utilizados num ataque russo durante a noite. Segundo comunicado das forças armadas, as defesas anti-aéreas ucranianas abateram os drones em seis regiões do norte e do centro do país.

O governador da região norte de Chernihiv disse que um dos drones atingiu uma instalação na sua região, sem fornecer mais pormenores. Na sua declaração, acrescentou que mais de 5.000 pessoas ficaram sem eletricidade. Já o governador da região de Dnipropetrovsk afirmou que a defesa aérea abateu dois drones sobre a sua região.

 

2024-07-04
08:36

Míssil russo destrói MiG-29 ucraniano

Um míssil russo atingiu e destruiu um caça MiG-29 ucraniano num aeródromo da região de Dnipropetrovsk, noticiou a agência TASS, que cita o Ministério da Defesa do país.

2024-07-04
08:17

Presidente chinês telefona a António Costa sobre aprofundamento de confiança política com a UE

O Presidente da China, Xi Jinping, telefonou a António Costa para o felicitar pela nomeação para Presidente do Conselho Europeu, avança a imprensa chinesa. Xi Jinping afirmou que a China está disposta a trabalhar com Costa para "aprofundar a comunicação estratégica, reforçar a compreensão mútua e a confiança política", segundo afirma a Reuters.

"A China está sempre empenhada em desenvolver uma parceria estratégica abrangente com a Europa", terá dito o presidente chinês.

2024-07-04
07:37

Dois mortos em ataques russos na região de Zaporizhzhia

Duas pessoas morreram esta quinta-feira durante ataques russos na região de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, anunciou o governador regional.

"Um homem e uma mulher morreram na sequência de bombardeamentos inimigos", enquanto outro homem ficou ferido, declarou Ivan Fedorov, na plataforma de mensagens Telegram.

O dirigente contabilizou 391 ataques russos contra dez municípios da região de Zaporizhzhia nas últimas 24 horas.

Esta região do sul da Ucrânia, que a Rússia afirma ter anexado, é regularmente palco de ataques, um dos quais matou sete pessoas e feriu cerca de 40 no final de junho.

Oito pessoas ficaram feridas na quarta-feira num ataque de um 'drone' ucraniano no local de uma subestação da central nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia, indicou o grupo russo Rosatom, que denunciou um aumento do número de ataques.

Embora o exército russo ocupe vastas áreas desta região, não tem o controlo total.

A Rússia atacou Zaporizhzhia e cidades vizinhas várias vezes desde o início da invasão da Ucrânia em 2022, mas nas últimas semanas concentrou os esforços principalmente no leste do país e não no sul.

2024-07-03
17:58

Ucrânia e Israel discutem cooperação bilateral ao mais alto nível

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia discutiu a cooperação bilateral com Israel com o seu homólogo israelita.

Dmytro Kuleba e Israel Katz também discutiram uma série de situações ao nível das ameaças globais e regionais, nomeadamente as colocadas por Rússia, Irão e Coreia do Norte.

2024-07-03
17:13

Ataque russo faz um morto em Poltava

Um ataque russo à região de Poltava provocou um morto e três feridos, anunciou o governador daquela região.

"Pelo terceiro dia consecutivo os russos atacaram a região de Poltava", escreveu Filip Pronin no Telegram, acrescentando que um dos feridos está em estado grave.

A Força Aérea ucraniana já tinha dito que tinha abatido um míssil russo do tipo 59/69 naquela região, mas os destroços acabaram por cair numa escola e num jardim de infância.

2024-07-03
16:23

ONU pede fim dos ataques com drones na central de Zaporizhzhia

A Agência Internacional de Energia Atómica pediu que os ataques de drones à central nuclear de Zaporizhzhia parassem imediatamente, depois de três aparelhos ucranianos terem, segundo a Rússia, atingido o local.

O diretor da agência da ONU relatou "vários ataques" na zona, alguns dos quais feriram trabalhadores da estação de Enerhodar, além de terem provocado incêndios nas florestas adjacentes.

2024-07-03
16:21

Putin diz a Xi que conversas de paz sem a Rússia são fúteis

O presidente da Rússia disse ao homólogo chinês que a discussão de uma paz sem a presença russa era uma futilidade.

Em conversa com Xi Jinping, e que foi relatada pelo porta-voz do Kremlin, Vladimir Putin disse que não devem existir quaisquer formatos sérios de discussão de paz quando a Rússia não participa.

"No contexto da Ucrânia, a futilidade de quaisquer formatos sem a participação da Rússia foi notada", afirmou Dmitry Peskov, citando as palavras de Putin a Xi.

2024-07-03
15:13

Rússia lança novo ataque contra a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv

A segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, foi alvo de um novo ataque na tarde desta quarta-feira, de acordo com o governador regional Oleg Sinegubov, avança a SkyNews. 

Sinegubov informou que "pelo menos três ataques" atingiram um bairro do nordeste da cidade, provocando a destruição de duas casas particulares e um incêndio numa outra residência. As equipas de emergência conseguiram resgatar uma criança, mas não há registo de vítimas.