Há mais um unicórnio com ADN português: e é uma novidade mundial

15 dez 2021, 11:17
Diogo Mónica

A Anchorage Digital, empresa criada e presidida pelo português Diogo Mónica, é o primeiro unicórnio cripto

A Anchorage Digital tornou-se mais uma empresa unicórnio - ou seja, uma empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares - com ADN português: é a sétima empresa fundada por um cidadão nacional a chegar a esta meta.

Fundada e presidida por Diogo Mónica, a Anchorage Digital é um banco de criptomoedas que permite às instituições tradicionais entrarem no universo dos ativos digitais. Foi também a primeira empresa cripto no mundo a atingir o patamar de unicórnio.

Apesar de ter sido cofundada por um português e ter escritórios no Porto, a Anchorage Digital tem sede em São Francisco, nos Estados Unidos, e está avaliada em três mil milhões de dólares.

Refira-se, de resto, que todos os unicórnios portugueses estão fora de Portugal. A Farfetch, empresa digital de roupas de luxo, foi o primeiro unicórnio português (entretanto deixou de o ser por ter entrado em Bolsa) e tem sede em Londres.

A Outsystems, empresa de desevolvimento de aplicações para empresas, nasceu em Oeiras e hoje tem sede em Boston. A Talk Desk, que cria soluções para call centers, nasceu em Lisboa e hoje tem sede em São Francisco. A Feedzai, uma tecnológica financeira que utiliza inteligência artificial, foi criada em Coimbra e durante muito tempo foi o único unicórnio sediado de facto em Portugal, mas entretanto também já se mudou para os Estados Unidos e tem sede em San Mateo.

Os últimos dois unicórnios são a Remote, uma empresa de contratação de recursos humanos fundada em San Francisco por um português, e a Sword Health, uma empresa que trata patologias músculo-esqueléticas através de uma solução digital, que foi criada no Porto e que no entanto mudou a sede para Nova Iorque.

Relacionados

Mais Lidas

Patrocinados