Renato Sanches: Benfica pagou 750 euros, Águias pede «mais uma pinguinha»

12 mai 2016, 14:16
Contrato de Renato Sanches

Presidente do clube onde o médio começou espera que uma pequena parte dos milhões do Bayern chegue à Musgueira. «Ajudaríamos 300 miúdos em vez de 200»

Nove anos depois de trocar o Águias da Musgueira pelo Benfica, Renato Sanches dá mais um salto na carreira. Munique é o próximo palco à espera da «pérola negra».

A expressão é escolhida por António Quadros, presidente do Águias e amigo próximo de Renato. É o dirigente, de resto, quem confirma ao Maisfutebol a veracidade de um documento posto a circular em blogs ligados ao Benfica e que dá conta de um pagamento no valor de 750 euros.

«Sim, esse documento (na foto) é verdadeiro e foi assinado na altura pelo senhor Manuel Ribeiro, dirigente do Benfica. O pagamento foi um subsídio de apoio às camadas jovens do Águias», esclarece o histórico dirigente ao nosso jornal.

750 euros em 2007, 35 milhões de euros (podem chegar aos 80) em 2016. Parte da quantia milionária, espera António Quadros, pode chegar aos cofres do Águias. Tudo depende de Luís Filipe Vieira.

«Não há nada assinado nesse sentido e os regulamentos não ajudam. Mas quando o Renato saiu do Águias para o Benfica ficou apalavrado o seguinte: se ele chegasse à equipa principal, o Benfica daria mais uma ajuda ao nosso clube».

Até agora, porém, nada chegou ao Alto do Lumiar, apesar de António Quadros já ter enviado «duas cartas registradas e com aviso de receção» ao presidente do Benfica.

«O senhor Vieira tem raízes humildes e sabe bem que o Águias merece uma pinguinha desse dinheiro pago pelo Bayern. Os regulamentos dizem que o período de formação é dos 12 aos 21 [Renato saiu aos 11 do Águias] mas, neste caso, creio que a palavra vale mais do que uma assinatura».

«Falei com o Renato e senti-o muito consciente com o passo dado»

O Águias da Musgueira é um emblema nascido «no meio das barracas e da pobreza». Anda há «53 anos» a tirar meninos das ruas de uma zona problemática de Lisboa e «a jogar bom futebol» nos campeonatos distritais.

Na época 2015/16 compete na Divisão de Honra e ocupa o quarto lugar.

E se o Benfica entregar ao Águias a tal «pinguinha» reclamada por António Quadros?

«Em vez de ajudarmos 200 miúdos, passaremos a ajudar 300. O Águias aposta nos escalões de formação e o dinheiro seria encaminhado para aí. É importante que o presidente do Benfica saiba disso também».

O Águias utiliza um campo municipal na zona do Alto do Lumiar, tem uma sede social e um «enorme capital humano». Renato faz parte do espólio da instituição e está em «várias fotos» na casa do clube onde nasceu para o desporto.

«Falei com ele na terça-feira», confidencia o decano dirigente. «Dei-lhe os parabéns, pedi-lhe para manter os pés no chão e continuar a ser modesto. Senti-o muito consciente do desafio que tem pela frente. Estamos muito felizes com tudo isto». 

Renato Sanches segue para Munique, o Águias da Musgueira está à espera de uma pequena recompensa. A relação durou três anos e foi o primeiro capítulo de uma carreira prometedora.

O pedido já chegou à Luz.





 

Relacionados

Benfica

Mais Benfica

Patrocinados