Pelo menos 74 mortos após incêndio em edifício de cinco andares em Joanesburgo

Agência Lusa , AG - Atualizada às 20:00
31 ago 2023, 07:11

Autoridades acreditam que vítimas viviam em casas alugadas por criminosos

Pelo menos 74 pessoas morreram esta quinta-feira e mais de 50 ficaram feridas num incêndio que destruiu esta madrugada um edifício de cinco andares no centro de Joanesburgo, disseram os serviços de emergência da cidade sul-africana.

As autoridades acreditam que, apesar das condições do edifício, muitas pessoas alugavam ali quartos que pertencem a gangues de criminosos.

Não foi possível determinar imediatamente a causa do incêndio, que terá começado por volta das 01:30 (0:30 em Lisboa), disse o porta-voz dos serviços de emergência Robert Mulaudzi.

Os meios de comunicação locais avançam que o edifício estava abandonado, mas que havia várias pessoas a viver no local de forma clandestina.

É aquilo a que Mulaudzi chamou de edifícios "desviados", uma prática existente em alguns bairros da cidade sul-africana, e consiste na ocupação de edifícios por parte de grupos criminosos, que depois os alugam a imigrantes ou a sul-africanos com menos meios para suportar os custos da habitação.

A CNN escreve que este tipo de casas muitas vezes não oferece as condições de segurança mínimas, sendo que as autoridades já confirmaram que viviam dezenas de pessoas em casas que são destinadas a pequenas famílias.

O presidente da África do Sul já veio lamentar aquilo que diz ser uma "grande tragédia", esperando que a investigação do caso sirva para alertar as pessoas para o perigo deste tipo de habitação.

Os bombeiros controlaram o incêndio e o edifício foi evacuado, tendo sido lançadas operações de busca.

África

Mais África

Patrocinados