"Senso-comum" e "respeito". Turim proíbe fumadores a menos de cinco metros de outras pessoas

16 abr, 17:59
Após analisarem as imagens cerebrais captadas pós-AVC, os cientistas concluíram que há uma área ou circuito específico no cérebro que ajuda a justificar a remissão espontânea (Pexels)

Autarca quer promover a cultura do respeito na cidade e aplicar uma medida que tem apenas uma exceção: o consentimento expresso de quem andar na rua. Medida aplica-se a todos os tipos de tabaco, incluindo aquecido e cigarros eletrónicos

É uma questão de respeito. Foi assim que o autarca de Turim justificou uma decisão polémica: uma das principais cidades do norte de Itália vai restringir em larga escala o tabaco, proibindo a prática de fumar na rua, a menos que exista uma distância de pelo menos cinco metros.

Stefano Lo Russo garante que tudo não passa de “senso-comum”, além de evidenciar o “respeito por aqueles que não fumam”. O autarca diz mesmo que é também uma forma de “promover a cultura do respeito”.

E quem não quiser respeitar esta nova regra terá de ser punido: 100 euros é o valor da multa para quem fume a menos de cinco metros de outra pessoa nas ruas de Turim.

Esta proibição está dirigida ao tabaco comum, mas também a charutos, cachimbos e até a produtos de tabaco aquecido ou cigarros eletrónicos, de acordo com a legislação aprovada na autarquia.

Apesar da restrição, há uma exceção: é possível fumar a menos de cinco metros de outras pessoas, que devem dar o seu “consentimento expresso” para tal. Já na presença de crianças ou grávidas, não se pode fumar de todo.

Turim não é a primeira cidade italiana a aplicar uma medida deste género. Em 2021, Milão, também no norte, proibiu a prática em paragens de autocarro, locais de táxis, estádios, parques e cemitérios.

Apesar disso, escreve o Corriere della Sera, não há um cumprimento total da medida. Nos primeiros quatro meses em que esteve em vigor foram emitidas apenas sete multas.

Europa

Mais Europa

Patrocinados