"Isto é um abuso, irmão!": agentes da polícia de Nova Iorque usam arma de choque em migrante que estava com o filho nos braços

13 mar, 13:51
Polícia - Nova Iorque (arquivo)

Aconteceu num abrigo para migrantes em Queens

Dois agentes da polícia de Nova Iorque estão a ser investigados depois de terem usado uma arma de choque num migrante venezuelano num abrigo gerido pela cidade em Queens, avança o New York Times.

Segundo o jornal, a polícia foi chamada ao abrigo na sexta-feira à noite para travar uma disputa. Num vídeo a que o jornal teve acesso, dois agentes tentam conter o homem, identificado como Yanny Cordero, enquanto este estava encostado à porta de um elevador com o filho nos braços.

Perante a resistência, um dos agentes atordoa o homem de 47 anos com a arma, antes de lhe dar um murro na cabeça. O confronto continua, enquanto os agentes tentam imobilizar Yanny Cordero, até que um terceiro polícia se envolve na luta e dá dois murros na cara do migrante.

"Isto é um abuso, irmão!. Não lhe batam! Não lhe batam! Não lhe batas, irmão! Isso é um abuso! Onde estão os direitos humanos?", grita Andry Barreto, migrante venezuelano que gravou o vídeo.

O migrante foi acusado de resistência à prisão, conduta desordeira e comportamento violento, obstrução à administração pública e atuação lesiva contra uma criança com menos de 17 anos. Também a mulher, Andrea Parra, 23 anos, que é vista no vídeo, foi detida. Os filhos do casal, três crianças com um, três e cinco anos, foram entregues à agência municipal de proteção de menores até à libertação dos pais.

Segundo o jornal, a discussão entre Cordero e os funcionários do abrigo começou quando regressou de ir comprar jantar para a família. No entanto, quando regressou ao abrigo, um funcionário disse-lhe em inglês que este não podia levar a comida para o quarto. Como Cordero não fala inglês, disse que tentou utilizar uma aplicação no telemóvel para dizer que ia à cafetaria comer a carne com arroz que tinha comprado e que a sua família desceria para se juntar a ele.

O funcionário acabou por chamar um colega, que se terá juntado à discussão e acabou por dar duas bofetadas em Cordero. O migrante diz que não ripostou, mas que desafiou o funcionário - em espanhol - para uma luta na rua. Foi nessa altura que Andry Barreto, padrinho dos filhos de Cordero, entrou no abrigo e começou a gravar a situação. 

A família acabou por ser transferida para um abrigo em Brooklyn e, em comunicado, a Câmara Municipal afirmou que "a  saúde e a segurança de todos os imigrantes e nova-iorquinos de longa data é sempre uma prioridade máxima"

"Temos conhecimento de um incidente que envolveu uma família ao nosso cuidado num abrigo de emergência em Jamaica, Queens, na sexta-feira à noite. A saúde e a segurança de todos os imigrantes e nova-iorquinos de longa data que estão ao nosso cuidado - especialmente crianças pequenas - é sempre uma prioridade máxima, e este assunto está atualmente a ser investigado."

A polícia não respondeu ao pedido de comentários mas, na terça-feira, o autarca Eric Adams, democrata e antigo agente da polícia, defendeu a conduta dos agentes, dizendo que estes tinham agido de forma correta perante uma "pessoa que estava sob influência do álcool". Cordero negou que tivesse bebido ou que estava a ser violento com os agentes, acrescentando que antes da confusão tinha saído para ir buscar jantar para a família enquanto a mulher ficou no quarto do abrigo onde vivem desde dezembro.

E.U.A.

Mais E.U.A.

Patrocinados