OFICIAL: Vuelta 2024 sai de Lisboa e terá três etapas em Portugal

17 set 2023, 14:02

Competição regressa a solo português 27 anos depois, para mostrar ao mundo que os dois países podem organizar grande eventos juntos

Agora é oficial: a Vuelta de 2024 vai começar em Portugal. A grande prova de ciclismo regressa assim ao nosso país, 27 anos depois: a última vez que aconteceu foi em 1997, quando também saiu de Lisboa para promover a Expo-98. 

Essa foi, de resto, a primeira vez que a Vuelta saiu de um país que não Espanha.

Em 2024, a competição de ciclismo começa junto à Torre de Belém, em Lisboa, e terá três etapas em Portugal, nos dias 17, 18 e 19 de agosto.

Refira-se, de resto, que a escolha para começar a Volta a Espanha em Lisboa, tendo três etapas em Portugal, é uma forma dos dois países ibéricos mostrarem ao mundo que podem organizar juntos grandes eventos mundiais, numa altura em que prepararam a candidatura conjunta (e também com Marrocos) à organização do Mundial 2030.

A Vuelta tem uma caravana de 3 mil pessoas, entre ciclistas, técnicos, assistentes, publicitários e jornalistas, e chega através transmissão da TVE  a 190 países. Os números são aliás sintomáticos: 1.028 jornalistas acreditados  e 298 meios de comunicação de 28 nacionalidades estão presentes.

Entretanto, e numa mensagem gravada em castelhano, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas referiu que o facto da Vuelta partir da Torre de Belém tem uma grande simbolismo. «Representa a cidade de Lisboa aberta ao mundo», referiu.

«É também um sinal do desenvolvimento da relação entre Lisboa e Madrid, um sinal de que podemos fazer muito mais juntos. Espero-vos aqui na bonita cidade de Lisboa, muito grato e muito contente por ter a Vuelta 2024 aqui em Lisboa. São bem-vindos.»

Patrocinados