V. Guimarães: fundo recua no investimento de dois milhões em infraestruturas

30 jun 2023, 19:44
António Miguel Cardoso e Nassef Sawiris (Foto Vitória Sc)

V Sports está «impedida» de realizar o projeto depois de ter reduzido a participação na SAD

Depois de ter reduzido a participação no capital da SAD de 46% para 29%, o fundo V Sports abdicou do investimento de dois milhões de euros em infraestruturas no Vitória de Guimarães.

Os proprietários do fundo, Nassef Sawiris e Wesley Edens, deixaram os lugares para que foram eleitos no conselho de administração da SAD vitoriana e, esta sexta-feira, os minhotos informaram que o V Sports, que detém o Aston Villa, está «impedido» de realizar o investimento.

Em comunicado, o clube de Guimarães adianta que acionou o direito de preferência para a recompra das participações do fundo, passando «a usufruir de uma maioria qualificada (67,87%)» no capital social.

O V. Guimarães informa ainda que o V Sports acordou pagar o valor inicialmente definido nesse negócio, de 5,5 milhões, apesar de ficar com uma menor percentagem de ações e que os substitutos de Nassef Sawiris e Wesley Edens vão ser «cooptados pela administração da SAD», agora composta pelo presidente do clube, António Miguel Cardoso, e pelos vice-presidentes Nuno Leite e José Eduardo Viamonte.

As alterações ocorrem depois de uma reunião entre a UEFA, o fundo, o Aston Villa e o Vitória, dois clubes que competem na edição 2023/24 da Liga Conferência Europa.

«Qualquer alteração normativa da UEFA estava já pré-estabelecida no acordo entre as partes, pelo que ambas as sociedades estavam obrigadas a um ajustamento perante mudanças regulamentares emanadas pela entidade que superintende o futebol europeu. Em razão desta alteração, o Vsports e o Vitória Sport Clube decidiram, por acordo mútuo, reformular a estrutura de governação da Vitória Sport Clube, Futebol SAD», referem ainda os vimaranenses.

Relacionados

Patrocinados