Repórter TVI: Em Braga sê brasileiro

Victor Moura-Pinto
28 set, 21:25

Nos 200 anos do Brasil independente, e em vésperas de umas presidenciais históricas, o que é o Brasil em Portugal? Braga tem a resposta, com o crescimento em flecha de imigrantes brasileiros. São quase 10% da população da histórica cidade dos arcebispos. Fornecem mão de obra para a construção, o turismo ou as fábricas, enquanto vão deixando a sua marca nos quotidiano. Investem no imobiliário, na restauração ou na indústria, aproveitando o melhor custo-benefício do interior. Mas sobretudo reavivam uma ligação secular do Brasil com o Minho, de onde partiu durante décadas a maioria da emigração portuguesa para o gigante tropical.

São os novos torna-viagem, muitos deles luso-descendentes de volta à terra dos bisavós, já sem o brilho de fortunas feitas no café, na borracha ou no tabaco. Vidas como a da advogada que trabalha de cartomante, da militante do Chega rejeitada por ser ‘brasileira’, da psicóloga que acabou a fabricar queijos, do actor famoso para quem Braga sai direitinha de uma bela novela… Victor Moura-Pinto foi descobrir estes e outros casos da diáspora brasileira a Norte, em que o sucesso se mistura com incompreensões, a oportunidade com baixos salários, a juventude com envelhecimento populacional. Nesta reportagem especial, vamos saber como brasileiros agora minhotos vêm esta condição de imigrante, e como olham para a cultura de uma velha nação, que em 1822 tinha quase tantos habitantes como o novo país que então nascia na América do Sul.

Este Repórter TVI, estação do mesmo grupo da CNN Portugal, é da autoria de Victor Moura-Pinto, com imagem de Paulo Ferreira e Fábio Almeida, edição de imagem de João Ferreira, grafismo de Matilde Candeias e produção de Ana Gouveia.

País

Mais País

Patrocinados