Documento assinado por Putin e Xi Jinping “pode ser traduzido numa frase: a Rússia vai enfrentar os Estados Unidos até ao último russo”

1 abr 2023, 10:31

Vladimir Putin garantiu esta semana que “mudanças dramáticas vão acontecer” e para o major-general Agostinho Costa, especialista em Assuntos Internacionais, esta afirmação é “um novo conceito de política externa” por parte da Rússia e “o primeiro resultado do encontro” do presidente russo com o presidente chinês.

Quando questionado se este encontro poderá ditar o começo de uma nova Guerra Fria, o major-general não hesita em dizer que o documento que resultou da reunião entre os dois líderes “é o marco que estabelece o início formal dessa Guerra Fria”. Documento esse que, diz Agostinho Costa, “pode ser traduzido numa frase: a Rússia vai enfrentar os Estados Unidos até ao último russo”.

Olhando para esta nova estratégia da Rússia, o major-general frisa ainda que a Rússia deixa claro que, agora, “emprega as suas forças armadas para atingir os seus objetivos”.

Europa

Mais Europa

Mais Vistos

Patrocinados