Qual é o acompanhamento perfeito para o alívio gradual das medidas de combate à pandemia na Europa? Uma rede ferroviária internacional em crescimento para 2022.
Os comboios noturnos continentais passaram de estar à beira da extinção para um ressurgimento a nível europeu, encabeçado pelos caminhos-de-ferro austríacos ÖBB, com empresas novas e privadas a fornecerem mais opções.
Entretanto, à medida que mais comboios diurnos entram em funcionamento ao longo do continente, os preços vão descendo. As duas redes de alta velocidade italianas estão a suprimir cada vez mais as carruagens requintadas para atrair clientes, ao mesmo tempo que em França e em Espanha foram implementados comboios low-cost e de alta velocidade.
Então, por onde andar de comboio em 2022? Eis algumas rotas novas que abriram na Europa nos últimos meses – e algumas por que esperar para o resto do ano.
EM FUNCIONAMENTO
Viena para Paris
O comboio Nightjet da ÖBB, de Viena para Paris, foi lançado em dezembro de 2021 e funciona três vezes por semana nas duas direções. É um de vários comboios que conecta grandes cidades europeias – atravessa Salzburgo, Munique e Estrasburgo – e segue a rota do Expresso do Oriente original (por um preço muito mais baixo). A viagem de 14 horas parte de Viena às 7h40 e chega a Paris às 9h42, mesmo a tempo para um croissant e um café au lait; se for na direção contrária, demora mais dez minutos. As tarifas vão desde 101 dólares por uma cabine privada.
Amesterdão para Zurique
Outro comboio noturno Nightjet, esta rota lançada em dezembro de 2021 conecta Amesterdão e Zurique. Para em estações alemãs pelo caminho, incluindo Colónia, Bonn e o Aeroporto de Frankfurt, antes de atravessar para a Suíça e parar em Basileia. A viagem inteira demora menos de 12 horas, chegando a Zurique pouco depois das 20h e a Amesterdão depois das 21, para aqueles que viajam na direção contrária.
Génova para Nápoles
Pode ser a sexta maior cidade de Itália, mas Génova está mal conectada com o resto do país; para chegar à capital, as opções são apanhar um comboio regular pela costa oeste, ou seguir pelo nordeste até Milão e trocar para um comboio de alta velocidade no sul. Pelo menos, era assim até chegar Italo – a rede ferroviária de alta velocidade italiana rival da Trenitalia que é detida pelo estado – ter começado uma rota de Génova até Nápoles. Sim, a sua rota continua a subir e a passar por Milão, mas depois dirige-se sem paragens até ao sul, para Roma e Nápoles. A viagem completa demora seis horas e 45 minutos, poupando 80 minutos da rota direta prévia.
Bruxelas para Praga
Esta é uma grande odisseia europeia que será lançada no verão de 2022. O comboio noturno da European Sleeper irá atravessar o continente às escuras, partindo de Bruxelas à hora de jantar passando por grandes cidades, incluindo Amesterdão, Hanover e Berlim, antes de chegar a Praga a tempo de um pequeno-almoço tardio, por volta das 10h30. Irá funcionar três vezes por semana e os bilhetes estarão à venda na primavera. A empresa é uma cooperativa holandesa-belga que funciona em parceria com a rede-ferroviária checa RegioJet e esta diz que irá lançar uma rota Bruxelas-Varsóvia em 2023.
Madrid – Barcelona
Os comboios de alta velocidade costumam ser caros, a não ser que estejamos a falar da híper popular rota Madrid-Barcelona em Espanha que viu abrir nada menos do que duas opções low-cost e de alta velocidade. Ouigo, uma subsidiária da SNCF francesa, foi lançada em maio de 2021, e Avlo, parte da Renfe Espanhola, um mês depois. A Ouigo faz paragens intermediárias nas animadas Saragoça e Tarragona desde setembro, enquanto alguns comboios da Avlo continuam a seguir para Figueres.
Paris para Milão
O principal comboio de alta velocidade da atrevida Frecciarossa, em Itália, começou um novo serviço de Milão para Paris em dezembro de 2021. Embora não seja uma rota nova – os TGV franceses já faziam a interligação entre as duas cidades – é uma forma muito mais glamorosa de o fazer, sobretudo se comprar bilhete para a classe executiva Frecciarossa, cujas cadeiras parecem ser de um jato privado. A rota é grande – via Turin, Chambery e Lyon -- e demora menos 20 minutos do que o TGV.
Londres para Edimburgo
Uma vez mais, esta não é bem uma nova rota, mas irá abrir uma rota popular para quem tem um orçamento limitado. O novo serviço Lumo, que foi lançado em outubro de 2021, procura providenciar uma alternativa às companhias aéreas low-cost, que normalmente lucram com esta rota uma vez que os comboios do Reino Unido são notoriamente caros. Tendo começado com três serviços por dia, irão passar a cinco em abril. No entanto, verifique com atenção o preço – embora os preços comecem nos 20 dólares para cada lado, o mais barato que vimos no dia em que verificámos, com dois meses de antecedência, foi de 50 dólares. A Lumo diz que 60% dos bilhetes são vendidos por 41 dólares ou menos.
Cuneo para Nice
A viagem de Cuneo, nas montanhas de Piedmont, a caminho de Nice, na Costa Azul, é tão bonita que em 2021 membros de uma organização sem fins lucrativos para o património, a FAI (Fondo per l'Ambiente Italiano), a declararam como uma das coisas mais preciosas de Itália. Descendo 1000 metros ao longo de mais de 96 km, é uma viagem espantosa pelas montanhas, que atravessa viadutos altos, e desce até ao Mar Mediterrâneo, cruzando Itália e França durante todo o caminho. Não admira que seja conhecida como "Ferrovia delle meraviglie" – ferrovia das maravilhas. Uma secção estava fechada desde outubro de 2020, devido a danos de uma tempestade, mas a linha voltou a abrir por completo a 21 de dezembro de 2021.
Ancona para Fabriano
Itália tem uma grande coleção de “comboios turísticos”, e este, que foi lançado em setembro de 2021, é um dos mais espetaculares, começando na costa em Ancona e sobe até às montanhas alpinas, observando a amplitude da região Marche. Numa ferrovia de uma só via do século XIX – umas das linhas mais antigas de Itália – usando uma locomotiva vintage a diesel, para em Fabriano (a casa medieval do papel) antes de seguir para o vale do Cesano, para Sassoferrato e para Pergola, onde volta para trás.
Ljubljana para Graz
A rota da ÖBB de Ljubljana para Budapeste foi lançada em dezembro de 2021, mas o seu circuito sinuoso através da Áustria significa que não é a mais rápida desse trecho. No entanto, abriu uma linha direta da capital eslovaca até Graz. Demora três horas e 17 minutos, parte de Ljubljana pouco depois das 16h.
Viena para Frankfurt
Outro dos lançamentos de dezembro da ÖBB, este é um comboio Railjet, estendendo a atual rota Railjet Viena-Innsbruck, que anteriormente terminava em Bregenz. Agora, vai até Frankfurt – uma rota que também pode alcançar através de um comboio intercidades na ÖBB.
Palermo para Messina
Até agora, podia apanhar um comboio de alta velocidade desde o norte da Itália até ao extremo sul da bota, em Lamezia Terme. Agora, também pode atravessar Sicília rapidamente – o primeiro serviço de alta velocidade na maior ilha do Mediterrâneo começou em novembro de 2021. Liga a capital Palermo com a segunda cidade, Catânia, atravessando a menos visitada central de Sicília, via Caltanisseta e Enna, antes de emergir na costa em Catânia e seguir para norte para Messina, onde hidrofólios fazem a ligação aos comboios de alta velocidade no continente. Ainda não são bem a alta velocidade -- a viagem inteira demora cerca de três horas, embora deva ser reduzida para duas horas e 15 minutos dentro de dois anos. O elegante comboio Frecciabianca também é uma boa melhoria aos comboios regionais lentos que percorrem atualmente a rota no centro de Sicília.
Viena para Cluj-Napoca
Esta viagem com quase 11 horas, que foi lançada em dezembro de 2021, serpenteia pela Áustria, Hungria e Roménia, contornando a fronteira eslovaca e o Danúbio antes de parar em Budapeste, atravessando depois a fronteira romena pouco antes de Oradea. Cluj-Napoca é a capital não-oficial da Transilvânia, conhecida pelas suas ruas calcetadas, edifícios medievais e vida noturna vibrante. Perto da salina Turda estilo catedral, e também daquilo que dizem ser um bosque assombrado, Hoia Baciu. Também é, claro, a porta de entrada para o famoso e deslumbrante região interior da Transilvânia.
EM BREVE
Graz para Varsóvia
Junho de 2022 verá o lançamento de um comboio noturno de Gaz até Varsóvia, parando em Cracóvia antes de chegar à capital polaca. Uma parceria entre a PKP (caminhos-de-ferro polacos) e a ÖBB austríaca usando carruagens da PKP, o comboio irá partir de Graz à hora de jantar, chegando a Ostrava, na República Checa, antes de atravessar a fronteira polaca em Chałupki, continuando por Cracóvia às 6h e terminando em Varsóvia pouco antes das 9h.
Paris para Lyon
A partir de abril de 2022, a linha low-cost Ouigo irá ter um serviço desde a capital francesa até à capital gastronómica do país. Este não é bem a alta velocidade – os comboios não ultrapassam os 160 quilómetros por hora -- mas os preços começam por apenas 11 dólares pela rota de cinco horas e meia. E mais, passa por Dijon -- um dos lugares a visitar em 2022 sugeridos pela CNN.
Graz para Berlin
A ÖBB também vai lançar um serviço NightJet desde Graz até Berlim em junho de 2022. É, efetivamente, uma extensão do atual serviço Viena-Berlim.
Estocolmo para Hamburgo
A Suécia abriga o movimento europeu “voo da vergonha”, e a operadora SJ sueca está a faturar com isso com um novo comboio noturno desde Estocolmo até Hamburgo, que está previsto começar na segunda metade de 2022 com o nome de EuroNight. Partindo da Suécia ao início da noite, irá parar em Copenhaga na sua viagem pela Dinamarca, chegando a Hamburgo antes das 7h. Na direção contrária, o serviço chegará três horas mais tarde.
Zurique para Roma
Outra Aventura NightJet, esta está prevista ser lançada em dezembro de 2022.
As viagens internacionais diurnas também foram expandidas. A rota Railjet que liga atualmente Viena, Innsbruck e Bregenz irá estender-se até Frankfurt. Segundo a ÖBB, estão planeados também novos comboios para interligar Graz e Budapeste.
Praga para Lviv
A RegioJet previa iniciar um serviço noturno desde Praga até Lviv este ano, adiado desde 2021. No entanto, não há nada em vista ainda, e com a atual guerra na Ucrânia, é de esperar que seja novamente adiado.